Encontro da Jornada Formativa Articula Floripa aborda o tema “Atuação do CMDCA: teoria e prática”

No último dia 06 de outubro de 2020, das 14h30min às 17h, foi realizado mais um encontro da Jornada Formativa Articula Floripa aberto para todos os atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).

No encontro, que foi realizado por meio do google meet e contou com aproximadamente 50 participantes, o tema abordado foi “Atuação do CMDCA: teoria e prática” e teve a participação de Murillo José Digiácomo, Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná e mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Digiácomo fez sua fala com vários apontamentos e reflexões sobre a compreensão da legislação do CMDCA e seus principais processos para garantir os direitos da criança e do adolescente e, paralelamente, os participantes puderam interagir, por meio do chat, com considerações e com perguntas, de forma a promover o debate sobre o tema.

O debate gerou muitas reflexões e dúvidas dos participantes que apresentaram várias perguntas, inclusive no sentido de entender como algumas ações são realizadas, por exemplo, no Estado do Paraná, fazendo, sempre que possível, comparações com algumas situações que ocorrem na cidade de Florianópolis.

A Jornada Formativa do Articula Floripa tem como tema “Direito Deles, Transformação para Todos”. É uma iniciativa do Instituto Comunitário de Florianópolis (ICOM), que conta com a correalização do Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (NISP) e do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF), da Esag/Udesc, ambos coordenados pela professora Dra Carolina Andion, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Por Hudson Oliveira, redator de Comunicação do OBISF / NISP / ESAG / UDESC
Postagem e captura de imagem por Pâmela Susani, bolsista de Comunicação do OBISF / NISP / ESAG / UDESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *