Ações de Extensão

NISP (2017-Atual)

Descrição: No âmbito da extensão, o NISP irá promover três ações complementares em 2017 que se referem a difusão da sua produção científica. Primeiramente, o observatório de inovação social que pretende ser um laboratório vivo de fomento de iniciativas de inovação social na esfera pública. A segunda ação refere-se a seminários e oficinas de difusão dos conhecimentos promovidos pelo NISP. Já a terceira ação, diz respeito a promoção de encontros de estudos avançados relacionados às temáticas das duas linhas do Núcleo: redes e desenvolvimento territorial sustentável e sociedade civil, economia social e inovação social na esfera pública. Desde a sua criação, em 2010, o NISP tem sido um espaço de articulação de ações de pesquisa, extensão e ensino. Até 2015, as ações de extensão promovidas pelo NISP estavam vinculadas ao Programa ESAG Comunidade e aos seus respectivos projetos. Dentre as ações já promovidas destaca-se a promoção de diversos cursos, oficinas e seminários voltados a formação de gestores e o desenvolvimento institucional de organizações da sociedade civil, além de outras iniciativas voltadas à promoção do desenvolvimento territorial sustentável e da inovação social na esfera pública, como foi o caso da construção coletiva da Agenda Colaborativa para o Fortalecimento do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente de Florianópolis. Esse processo envolveu, em 2015, a participação de mais 70 representantes de diversas instituições responsáveis pela gestão da política e mais de 100 crianças e adolescentes do município e gerou um diagnóstico participativo e propostas de soluções conjuntas para o fortalecimento da política de proteção integral. A ideia então é dar continuidade e fortalecer ainda mais essas ações, por meio de um programa de extensão com o nome do Núcleo que promova o suporte a iniciativas de inovação social na esfera pública, além da formação e difusão de conhecimentos relativos às temáticas trabalhadas no NISP.

Palavras-chave: Inovação Social, Esfera Pública, Sociedade Civil, Desenvolvimento Territorial Sustentável

Integrantes: Profª Carolina Andion e Prof. Maurício Serafim (Coordenadores).

Programa ESAG Comunidade (2010-2015)

Descrição: O Programa ESAG Comunidade visa fortalecer a relação entre a ESAG/UDESC e a comunidade, por meio do apoio a organizações da sociedade civil, do fortalecimento da rede social local e da promoção da cidadania e do desenvolvimento comunitário. O Programa se estrutura em três eixos complementares. O primeiro refere-se ao apoio ao desenvolvimento institucional das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e à promoção da cultura do Investimento Social Privado (ISP) local que se dá principalmente pelo ‘Projeto Redes Sociais’. Esse projeto envolve a realização de cursos, oficinas e seminários de formação, além da produção de publicações para difusão dessas temáticas. O segundo eixo refere-se ao fomento à participação cívica e ocorre por meio do ‘Projeto Desenvolvimento Comunitário: Cidadania é direito’. Esse projeto busca oferecer à comunidade a construção de um raciocínio jurídico, mediante o aprendizado de noções de direitos, do modo de garanti-los, contribuindo para a materialização do acesso à Justiça. Finalmente o terceiro eixo refere-se ao `Projeto ESAG Socioambiental (S/A)’ que busca envolver a comunidade interna e externa à Universidade com ações de educação ambiental, desenvolvimento comunitário e promoção da sustentabilidade. O Programa teve seu início em 2011. Desde então foram beneficiadas mais de 200 OSCs com suas atividades. O programa envolveu também mais de 300 alunos com suas ações de desenvolvimento comunitário. Além disso, o programa tem sido essencial para a promoção da cultura e de práticas sustentáveis dentro e fora da Universidade.

Palavras chave: Sociedade Civil, Cidadania, Desenvolvimento Comunitário.

Integrantes: Profa. Denise Pinheiro (Coordenadora); Técnica Marina Nogueira Bellotti; Josiani Lúcia Pinho (Membros).

NISP Cultura Política (2018 – Atual)

Descrição: Este programa tem por objetivo ampliar a atuação do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovação Social na Esfera Pública (NISP), estabelecendo uma nova linha de atuação na extensão, relacionada à Cultura Política. Trata-se de um Programa cujo objetivo é a formação de educação para a cultura política, mobilizando os diversos atores da sociedade, tendo na universidade a referência na capacidade de gerar e difundir conhecimento. O Programa conta com três ações: 1) Radar Parlamentar: a partir dos conhecimentos e ferramentas (software livre) disponibilizados pelo PoliGNU ? Grupo de Estudos de Software Livre da Poli-USP – pretende-se analisar e avaliar a ação das casas legislativas, iniciando-se pela Câmara Municipal local. 2) Jogos para Educação Política: ação articulada entre ensino e extensão cujo objetivo é a produção de jogos e materiais educativos que possam gerar impacto na sociedade, para a educação política. 3) Eventos de Mobilização, Formação e Promoção para a Cultura Política: eventos diversos, que permitam não apenas divulgar as demais ações, mas também mobilizar os atores para a formação e promoção de cultura política para a sociedade..

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Daniel Moraes Pinheiro – Coordenador / Danilo José Alano Melo – Integrante / Camila Pagani – Integrante / Julia de Marchi – Integrante / Gabriel Marmentini – Integrante / Luiz Filipe Goldfeder Reinecke – Integrante / André Augusto Manoel – Integrante / Júlia Wildner Cunha – Integrante / Luiza Moriggi da Silva – Integrante / Mariana Souza Ribeiro – Integrante / Carla Mereles – Integrante / Clarice Ferro – Integrante / Louise Enriconi – Integrante / Michelle Rocha de Moura – Integrante / Raphael Schlickmann – Integrante / Maria Eduarda Vieira – Integrante / Izadora Simas – integrante

Financiadores: Universidade do Estado de Santa Catarina – Outra / Universidade do Estado de Santa Catarina – Bolsa.

ESAG SocioAmbiental (2013 – 2016)

Descrição: O Projeto ESAG S/A (ESAG Socioambiental) consiste num desdobramento das atividades promovidas, até o ano de 2012, pelos projetos Desenvolvimento Comunitário e Ecoeficiência ESAG. Trata-se de uma ação articulada para a promoção da sustentabilidade, a partir da promoção da responsabilidade SocioAmbiental da Universidade. O projeto incentivou a aplicação com os alunos de graduação da ESAG de metodologias que favoreçam a mobilização e o desenvolvimento comunitário e sustentabilidade, fomentando projetos de relevância prática para atuação na comunidade. O projeto fomentou ações que levem à conscientização ecológica e a postura de gestão baseada nos princípios da ecoeficiência e da responsabilidade socioambiental, valorizando o potencial de alunos, técnicos e professores da ESAG para trabalharem de forma colaborativa por uma gestão sustentável..

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Daniel Moraes Pinheiro – Coordenador / Carolina Andion – Integrante / Alana Hartmann Matschulat – Integrante / Cibele Quintino – Integrante / Neide Lara Broering – Integrante / Janice Mileni Bogo – Integrante / Denise Pinheiro – Integrante / Brenda Zanlucas Volani – Integrante / Débora Cristina dos Santos – Integrante / Luciano Busato – Integrante / Maisa Pierini Preis – Integrante / Mariana Heinz – Integrante / Samanta Bez Birolo – Integrante.

ESAG Kids (2014 – Atual)

Descrição: O Programa de Extensão Esag Kids nasceu em 2014 na Universidade do Estado de Santa Catarina. O objetivo maior é auxiliar a formar novos líderes que irão se adaptar às novas demandas sociais e econômicas, visando sempre um desenvolvimento mais sustentável. O público-alvo do programa são crianças entre 8 e 12 anos. E busca através de abordagens lúdicas, desenvolver noções de empreendedorismo e criar uma cultura de inovação para as crianças.

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Eduardo Janicsek Jara – Coordenador.