Projetos de pesquisa encerrados

Ecossistemas de inovação social, políticas públicas e a cidade: um estudo nas arenas públicas de Florianópolis (2020-2022)

Descrição: Este projeto de pesquisa visa compreender como as experimentações em termos de inovação social promovidas por diferentes atores da rede que forma o EIS da cidade incidem sobre as arenas públicas e sobre as políticas públicas municipais. Para tanto tem como objetivos específicos: (i) Consolidar a plataforma colaborativa do Observatório da Inovação Social de Florianópolis (OBSF); (ii) Mapear e observar atores de suporte e as iniciativas promotoras de inovação social e suas interações na cidade de Florianópolis; (iii) Analisar os dados mapeados e observados, construindo uma cartografia e uma análise da configuração e das características do Ecossistema de Inovação Social de Florianópolis; (iv) Acompanhar (sincrônica e longitudinalmente) pelo menos duas experiências emblemáticas de promoção de inovação social em arenas públicas e junto a políticas públicas da cidade; (v) Relacionar as escalas de análise (macro, meso e micro), para elaborar considerações sobre as inovações sociais nas arenas públicas e nas políticas públicas de Florianópolis e contribuir com o debate internacional que discute as inovações sociais no campo da administração pública e mais particularmente se interessam em compreender a incidência dos Ecossistemas de Inovação Social junto às políticas públicas nos municípios..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Carolina Martinez Andion – Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 1

Compreendendo a cultura política e confiança a partir do papel das organizações que atuam na educação política (2018 – 2022)

Descrição: O cenário político brasileiro tem, em suas últimas décadas, não apenas apresentado um período de tentativa de consolidação dos valores democráticos, mas cada vez mais evidenciado uma tradição política carregada por séculos em sua história. Os elementos da cultura política, até então estudados, demonstram uma baixa mobilização da sociedade frente a temas políticos, que propiciam a expansão de fenômenos como a corrupção, a propagação das chamadas fake news como elementos de manipulação, que tomam o espaço dos meios tradicionais de controle político e eleitoral. Ainda, o baixo nível de engajamento e a constante queda nos índices de confiança, alerta para as necessidades de ampliação da atuação das diversas organizações no campo da educação política. O objetivo deste estudo é compreender como as organizações tem utilizado as ferramentas e metodologias de educação política na promoção da cultura política e confiança, tanto pela ótica organizacional quanto pela visão do cidadão. Espera-se, como resultado, além de entender melhor os mecanismos utilizados, discutir experiências e práticas que possam contribuir com a cultura política do cidadão em um ambiente democrático..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Daniel Moraes Pinheiro – Coordenador / Camila Pagani – Integrante / Julia de Marchi – Integrante / Keite Kelle de Morais Gewinski – Integrante / Karine Wandy Fortes Maffisoni – Integrante / Victoria Vilvert Costa – Integrante / Gisela Rabelo Farias – Integrante / Isaac Brasil Pereira – Integrante / Eduarda Lichtenfels – Integrante.

Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 1

O papel dos usuários na definição de políticas de mobilidade sustentável (2017 – 2022)

Descrição: Este estudo abordará duas dimensões que se complementam em sua operacionalização. A primeira, trata da mobilidade urbana a partir da ótica do conceito de sustentabilidade, expressada no conceito de mobilidade sustentável. Na segunda dimensão, considera-se a capacidade de os gestores planejarem políticas públicas de mobilidade sustentável com foco nos indivíduos que se deslocam pela cidade e em sua propensão à troca em relação aos atuais modelos de mobilidade. O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que influenciam na intenção dos usuários na adoção de meios de transportes sustentáveis para os seus deslocamentos diários nas cidades de Florianópolis (SC) e Natal (RN). Este estudo parte de um survey já aplicado no ano de 2016 em sua primeira etapa em Florianópolis com 436 respondentes, em fase de tratamento e análise dos dados. O modelo partiu de uma pesquisa realizada em Veneza (IT). Os resultados obtidos nas cidades brasileiras serão analisados de forma independente, como também, será feita uma análise comparativa, com vistas a aprimorar o modelo em si, e ainda, obter como resultados dados que fortaleçam a visão dos gestores acerca de políticas públicas de mobilidade sustentável, a partir do comportamento do cidadão..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Daniel Moraes Pinheiro – Coordenador / João Florêncio da Costa Junior – Integrante / Eduardo Janicsek Jara – Integrante / Pietro Lanzini – Integrante.

Número de produções C, T & A: 9

Número de produções C, T & A: 34 / Número de orientações: 1

Observatório de Inovação Social de Florianópolis (2016-2022)

Descrição: Esse projeto de pesquisa refere-se a criação e consolidação do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF). O OBISF se operacionaliza por meio de uma plataforma online colaborativa que permite mapear, observar, georeferenciar e analisar as relações entre os diversos atores do ecossitema de inovação social da cidade (sejam eles instituições de suporte ou iniciativas promotoras de inovação social) (www.observafloripa.com.br). A criação e consolidação do OBISF tem sido possível graças ao trabalho em colaboração entre os pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp) e o Grupo Strategos da Udesc/Esag, sob a coordenação das professoras Carolina Andion e Graziela Alperstedt, respectivamente. Além de realizar a cartografia do EIS para compreender melhor a sua configuração, a pesquisa inclui a realização de estudos sistemáticos e em profundidade junto às arenas públicas da cidade e às experiências de inovação social identificadas..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Maria Carolina Martinez Andion – Coordenador / Graziela Dias Alpersted – Integrante / Luciana Francisco de Abreu Ronconi – Integrante / Julia Graeff – Integrante / Thiago Gonçalves Magalhães – Integrante / Anderson Luis do Espírito Santo – Integrante / Luiza Moriggi da Silva – Integrante / Cintia Moura Mendonça – Integrante / João Vitor Libório – Integrante / André Manoel – Integrante / Marina Lauschner – Integrante / Amanda B. Nunes – Integrante / Raissa Sabadin – Integrante / Sophia Santi Garcia – Integrante / Fabiana Witt – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Auxílio financeiro / Instituto de Cidadania Empresarial – Auxílio financeiro / ENGIE BRASIL ENERGIA S.A – Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 35 / Número de orientações: 1

Sociedade civil e inovação social: um estudo na arena pública da garantia de direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil e na Espanha (2015 – 2016)

Descrição: Esse projeto refere-se a pesquisa desenvolvida durante estágio de pós-doutorado na Universidade de Valência, junto ao Instituto Universitário de Investigação em Economia Social, Cooperativismo e Empreendedorismo (IUDESCOOP) vinculado ao programa de doutorado em Economia Social da Universidade de Valência , de agosto de 2015 a agosto de 2016. Tal pesquisa visava investigar iniciativas da sociedade civil promotoras de inovação social na arena pública da garantia dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil e na Espanha. Mais especificamente – por meio do estudo de casos emblemáticos de ?ações coletivas? nos dois países que visam responder ao problema público da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes – pretende-se compreender o processo de reconfiguração da ação pública nas duas realidades pesquisadas, focalizando o papel da sociedade civil e sua interface com o Estado na ?proposição de soluções ou ainda no aproveitamento de oportunidades para modificar as relações sociais, transformar um quadro de ação ou propor novas orientações culturais? (BOUCHARD, 2013). Para tanto, foi utilizada uma abordagem teórica-metodológica qualitativa inspirada na sociologia pragmática (BARTHE et. al. 2013). Mais particularmente, partimos de uma aproximação entre a Teoria do Ator Rede (TAR) (CALLON; LATOUR, 1981; LAW, 1999; LATOUR, 2001 e 2012) e os estudos sobre as experiências dos problemas públicos (CEFAI, 2009 e 2012; CEFAI; TERZI, 2012). Esse referencial dá suporte ao caminho analítico-metodológico adotado que envolverá os seguintes momentos detalhados nesse projeto: (1) a cartografia das macro-controvérsias na arena pública da garantia de direitos das crianças e dos adolescentes nos dois países; (2) a observação e a descrição de experiências emblemáticas de resposta ao problema público da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes, envolvendo atores-rede da sociedade civil e do Estado, enfatizando os processos de emergência e de difusão das inovações sociais; (3) a análise dos dados, buscando evidenciar os aspectos facilitadores ou limitadores de inovações sociais geradas, a partir da articulação entre atores da sociedade civil e do Estado, com base nas experiências. Cumpre destacar que o levantamento de dados no Brasil aproveitará o trabalho já realizado na pesquisa ?Sociedade Civil e Inovação Social na Esfera Pública? coordenada pela autora de 2013 a 2015 e apoiada pela FAPESC e pelo CNPq. No quadro dessa pesquisa, investigou-se a atuação das organizações da sociedade civil junto ao Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) de Florianópolis. Portanto, esses dados serão utilizados nessa pesquisa, sendo complementados por novos levantamentos que sejam necessários para efeito de comparação com o caso espanhol..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Carolina Martinez Andion – Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

Sociedade civil e inovação social na esfera pública (2013-2016)

Descrição: Este projeto de pesquisa tinha como objetivo compreender em que medida diferentes iniciativas da sociedade civil têm promovido inovações sociais na esfera pública, tanto em escala local, quanto nacional. Mais especificamente, por meio do estudo de casos emblemáticos de diferentes formas de ação coletiva no âmbito da sociedade civil (movimentos sociais, associações e conselhos de políticas públicas), buscava-se compreender qual o papel de tais iniciativas na promoção de inovação social na esfera pública e também reconstituir e analisar as redes que permitem que as inovações sociais emerjam, sejam colocadas em prática e difundidas. Desse modo, o projeto visava produzir novos conhecimentos que ajudassem a entender melhor o papel da sociedade civil na proposição de soluções ou ainda no aproveitamento de oportunidades para modificar as relações sociais, transformar um quadro de ação ou propor novas orientações culturais na esfera pública, as quais pudessem ampliar a governança democrática. O estudo se propunha ainda a possibilitar uma maior compreensão de como esse fenômeno (da inovação social na esfera pública) ocorre, por meio do mapeamento dos sistemas (ou redes) de inovação social nos quais as iniciativas analisadas estão imersas..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Maria Carolina Martinez Andion – Coordenador / Rubens Lima Moraes – Integrante / Luciana Francisco de Abreu Ronconi – Integrante / Josiani Lúcia Pinho – Integrante / Aghata Gonsalves – Integrante / Lilian Brum Duarte Serafim – Integrante / André Tiago Dias da Silva – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 36

Mobilização de recursos nas organizações da sociedade civil da Grande Florianópolis (2011 – 2012)

Descrição: Esse projeto de pesquisa tinha como objetivo identificar e analisar as estratégias e práticas de mobilização de recursos realizadas pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) da Grande Florianópolis. Além de ser uma estratégia de garantia da sobrevivência dessas organizações, a mobilização de recursos é também um importante meio de promoção de transformação social. A mobilização de recursos (monetários e não monetários) contribui para a OSC criar sua base social, estabelecer e fortalecer vínculos com pessoas e instituições e se legitimar na sociedade. Para realizar o estudo, foi feita uma pesquisa exploratória, a partir do levantamento de dados secundários referentes a 50 OSCs atuantes na Grande Florianópolis disponíveis no site do Portal Transparência (www.protaltranparencia.com), portal de acesso livre. Num segundo momento, essa análise foi complementada por pesquisa de campo realizada junto a uma amostra aleatória de 20 dessas organizações, por meio da realização de entrevistas semi-estruturadas. Ao final da pesquisa foi possível estabelecer uma caracterização das estratégias e práticas de mobilização de recursos implementadas por essas organizações, assim como analisar as relações que elas mantêm com os seus investidores Sociais.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Maria Carolina Martinez Andion – Coordenador / Luiz Ricardo de Souza – Integrante / Marco Ferrari – Integrante.

Número de produções C, T & A: 9

Conhecendo o Investidor Social da Grande Florianópolis (2009-2013)

Descrição: Esse projeto de pesquisa visa identificar o perfil e as motivações do investidor social da Grande Florianópolis, além da quantidade e da qualidade do investimento social feito na região. Busca também verificar como as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) locais gerenciam a sua relação com seus investidores atuais e potenciais e que estratégias elas utilizam para mobilizar recursos. Desse modo, o estudo pretende cruzar as informações sobre os investidores sociais e as OSCs, com vistas a examinar a qualidade da relação existente entre esses agentes e o impacto dessa relação na mobilização de recursos para o setor e na participação cívica..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Maria Carolina Martinez Andion – Coordenador / Morgana Martins Krieger – Integrante / Ingrid Victor – Integrante / Yara Becker – Integrante / Elaine Oliveira Menezes – Integrante / Danilo Alano Melo – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Cooperação / Universidade do Estado de Santa Catarina – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 29

Na prática a ética é outra: compreendendo os dilemas morais vivenciados na gestão pública (apoiado pela UDESC) (2016 – 2019)

Descrição: As organizações e seus gestores parecem ter dificuldade em lidar com situações nas quais um dilema moral entre as éticas da responsabilidade e do valor absoluto (ou convicção) está presente numa situação de tensão existencial. Em algumas dessas situações pode ocorrer com o indivíduo um ?afastamento? de suas convicções pessoais e a adoção de comportamentos mecanomórficos estimulados por um conjunto de normas de conduta da esfera política/pública ou hábitos arraigados na gestão da organização na qual exerce suas atividades. É justamente nos dilemas morais que envolvem tensões entre as éticas e as racionalidades nas organizações públicas que está a problemática deste projeto de pesquisa. Para fundamentá-lo teoricamente utilizaremos referenciais sobre dilemas morais e gestão pública, tensão existencial, ética e racionalidade nas organizações, bem como a Teoria do Desenvolvimento Moral (TDM). Em 2014 iniciamos a aproximação dos estudos sobre a racionalidade com a perspectiva teórico-prática, de natureza mista qualitativa e quantitativa, da TDM, particularmente no que diz respeito aos estágios de desenvolvimento moral. Pressupomos inicialmente que o reconhecimento de dilemas morais ? especialmente aqueles que podem ser vinculados às tensões entre a ética da convicção e a ética da responsabilidade ? pode auxiliar no desenvolvimento de melhores práticas de gestão para as organizações públicas. Assim, diante desta contextualização, temos como objetivo compreender de que forma o estudo sobre dilemas morais pode contribuir para o debate sobre as racionalidades nas organizações públicas e sua gestão. A maior parte da pesquisa será constituída por estudos teóricos, a partir de levantamento bibliográfico em fontes nacionais e internacionais, complementada por uma etapa quanti-qualitativa de análise, adaptação e aplicação de instrumentos já existentes de análise de desenvolvimento moral..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Maurício Custódio Serafim – Coordenador / Maria Clara Figueiredo Dalla Costa Ames – Integrante / Marcello Beckert Zappellini – Integrante / Laís Silveira Santos – Integrante / Lucas Carregari Carneiro – Integrante / Bruno Carneiro de Castro – Integrante / Felipe Flores Martins – Integrante / Éverton Silveira – Integrante / Elize Jacinto – Integrante / Laleska Lebioda – Integrante / Gabriel Estruzani Queiroz de Melo – Integrante.

Número de produções C, T & A: 31

Práticas de Gestão, Stress e Desempenho no Trabalho na Polícia Militar de Santa Catarina (2016-2018)

Descrição: Esta pesquisa investigou o papel e o impacto do apoio dos supervisores na Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, bem como o impacto do nível do supervisor e da capacidade psicológica na resiliência policial a incidentes estressantes, com o objetivo de promover a formação de gestores mais eficazes para a área de recursos humanos. Assim, o projeto teve por objetivo analisar se as práticas de gestão e suporte promovidas pelos supervisores impactam nos resultados negativos de seus policiais subordinados quanto ao stress, desempenho no trabalho e saúde psicológica. Foram realizados estudos quantitativos, por meio da aplicação de questionário do tipo survey e qualitativos, a partir da realização de grupos focais e entrevistas em profundidade. Com isso, contribui-se para o processo de gestão dos recursos humanos na organização estudada, ampliando a efetividade das ações de gestão, reduzindo-se assim os custos e possíveis impactos negativos.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Daniel Moraes Pinheiro – Coordenador / Ana Paula Grillo Rodrigues – Integrante / Silvia Azevedo Nelson – Integrante / Luiz Ricardo Duarte – Integrante / Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior – Integrante / Vania Moura Silva – Integrante / Tatiane Maureci da Silva – Integrante / F. Vettori – Integrante.

Número de produções C, T & A: 1.

Contribuições da Teoria do Desenvolvimento Moral para a compreensão de dilemas morais na gestão pública (2015-2017)

Descrição: As organizações e, consequentemente, seus gestores parecem ter dificuldade em lidar com situações nas quais um dilema moral entre éticas e/ou racionalidades está presente numa situação de tensão existencial. A discussão teórica e prática da tensão entre essas éticas e/ou entre racionalidades tornou-se objeto de pesquisa na Ciência da Administração no Brasil, especialmente após a publicação da obra ?A Nova Ciência das Organizações? do sociólogo brasileiro Alberto Guerreiro Ramos. Visando enriquecer esse campo de estudo a partir de uma proposta inovadora e numa perspectiva de complementaridade teórico-prática, pretende-se trabalhar a Teoria do Desenvolvimento Moral (TDM) do psicólogo norte-americano Lawrence Kohlberg, particularmente no que diz respeito aos estágios de desenvolvimento moral identificados pelo autor e valorizando suas aplicações de natureza mista qualitativa e quantitativa. Espera-se que a abordagem da TDM possa permitir possíveis aproximações entre as linhas teóricas racionalidade substantiva e desenvolvimento moral, buscando-se atingir ao objetivo geral de ?compreender as possibilidades de dilemas morais vivenciados por gestores públicos com vistas ao desenvolvimento de instrumental analítico para a gestão de tais dilemas?. Este objetivo se insere e dá sequência a uma série de estudos que vem sendo desenvolvido no campo da Ciência da Administração, segundo a abordagem de Guerreiro Ramos. Porém, busca inovar ao trazer a discussão do dilema moral e a fundamentação na TDM como arcabouço teórico e ferramenta de análise. Assim, há uma hipótese inicial de trabalho de que os pressupostos epistemológicos são congruentes e de que a identificação dos estágios morais pertencente à TDM pode sugerir uma interpretação mais acurada da manifestação prática das racionalidades nas organizações, a partir de dilemas morais. Para atingir ao objetivo proposto, pretende-se realizar um estudo de cunho exploratório com gestores públicos vinculados a uma instituição federal da administração pública indireta. A pesquisa é composta por métodos mistos sequenciais, ou seja, por duas fases: a primeira, qualitativa, na qual serão realizadas entrevistas em profundidade com gestores buscando conhecer o contexto que os cerca, características e dinâmicas da organização e onde e como os dilemas morais são mais evidentes; já a segunda, de caráter predominantemente quantitativo, corresponde à aplicação do instrumento chamado DIT-2, em sua versão em português. Este questionário foi desenvolvido pelos estudos pós-kohlberguianos e baseado em dilemas morais que possibilitam a identificam do estágio de desenvolvimento moral. Destaca-se a opção pela utilização da triangulação metodológica, ou seja, entre métodos, ao combinar as análises da entrevista em profundidade com o questionário DIT-2. Pretende-se comparar os resultados entre ambos os métodos de coleta para verificar semelhanças e diferenças quanto à forma de justificar suas ações e suas possíveis evidências da racionalidade predominante. A triangulação se mostra pertinente para uma análise que relaciona as informações obtidas empiricamente, com o estudo teórico e resultados científicos anteriores. Também possibilita comparar as descobertas sobre o esquema de raciocínio moral dos entrevistados ? obtidos através da aplicação do teste DIT-2 – com o relato de dilemas morais enfrentados na prática. Neste sentido, espera-se que a análise do resultado das entrevistas exploratórias e da aplicação do instrumento de dilemas morais (DIT-2) permita que eles sejam avaliados em sua congruência ? se os resultados entre eles estão de acordo ? e se inicie a discussão de dilemas morais na atividade profissional de gestores públicos e seu quadro funcional, a partir da tensão existencial entre as éticas da convicção e da responsabilidade, e a aplicabilidade desse conhecimento no campo da prática administrativa..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Maurício Custódio Serafim – Coordenador / Daniel Pinheiro – Integrante / Marcello Beckert Zappellini – Integrante / Laís Silveira Santos – Integrante / Lucas Carregari Carneiro – Integrante / Maria Clara Ames – Integrante / Danilo Melo – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 14

Contribuições da Teoria do Desenvolvimento Moral (TDM) de Kohlberg ao debate sobre as racionalidades nas organizações (2014-2016)

Descrição: Desde a publicação da obra de Guerreiro Ramos “A nova ciência das organizações” várias pesquisas procuraram ampliar e desenvolver metodologias acerca de sua teoria substantiva da vida humana associada. O objetivo do projeto é investigar a possibilidade de se utilizar a teoria do desenvolvimento moral (TDM) e seu arcabouço metodológico ? formulados pelo psicólogo americano Lawrence Kohlberg ? no âmbito organizacional e relacioná-los com a abordagem de Ramos, no intuito de colaborar com o avanço da compreensão sobre as racionalidades nas organizações. Para isso, será realizado (a) um estudo bibliométrico, com o objetivo de mapear os trabalhos desenvolvidos na mesma linha teórica e reconhecimento do campo, e (b) se intencionará desenvolver um arcabouço de análise para pesquisa adaptado às organizações, a partir dos estudos já desenvolvidos e validados no âmbito da TDM, de modo a permitir possíveis aproximações entre as duas linhas teóricas: racionalidade substantiva e desenvolvimento moral..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Maurício Custódio Serafim – Coordenador / Luciana Ronconi – Integrante / Daniel Pinheiro – Integrante / Évelyn Nunes de Melo – Integrante / Alexandre Borges – Integrante / Lucas Coral – Integrante / Ana Ester da Costa – Integrante / Maria Clara Figueiredo Dalla Costa Ames – Integrante / Ismael Alberto Schonhorst – Integrante / Luiza Moriggi da Silva – Integrante.

Número de produções C, T & A: 6

Capital social dos empreendedores da economia criativa: o caso das associações de artesãos de Florianópolis-SC (2013 – 2014)

Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar como se constitui o capital social dos empreendedores da economia criativa de Florianópolis, particularmente o caso das associações de artesãos. Especula-se que o capital social influencia positivamente o empreendedorismo dos envolvidos na indústria criativa. Nesse caso, a compreensão de como o capital social dos empreendedores é constituído poderá dar pistas importantes da potencialidade de desenvolvimento dessa indústria. Apesar de, individualmente, a indústria criativa, empreendedorismo e capital social serem conceitos e fenômenos influentes no desenvolvimento local e econômico, a relação entre eles ainda não foi devidamente explorada. A compreensão dessa relação, bem como a identificação da configuração do capital social dos empreendedores da indústria criativa, é um importante passo para que melhores políticas públicas sejam formuladas e implementadas para o desenvolvimento dessa economia. A pesquisa será um survey exploratória-descritiva com abordagem quanti-quali. Por meio de um questionário, será criado um banco de dados com informações sobre os empreendedores pré-mapeados e suas redes sociais, pois não há informações disponíveis a respeito..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Maurício Custódio Serafim – Coordenador / Luciana Ronconi – Integrante / Eduardo Jara – Integrante / Elaine Cristina de Oliveira Menezes – Integrante / Bruna F. Vettori – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

Capital social dos empreendedores da indústria criativa da região sul do Brasil (2012 – 2014)

Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar como se constitui o capital social dos empreendedores da indústria criativa da região sul do Brasil. Especula-se que o capital social influencia positivamente o empreendedorismo dos envolvidos na indústria criativa. Nesse caso, a compreensão de como o capital social dos empreendedores é constituído poderá dar pistas importantes da potencialidade de desenvolvimento dessa indústria. Apesar de, individualmente, a indústria criativa, empreendedorismo e capital social serem conceitos e fenômenos influentes no desenvolvimento local e econômico, a relação entre eles ainda não foi devidamente explorada. A compreensão dessa relação, bem como a identificação da configuração do capital social dos empreendedores da indústria criativa, é um importante passo para que melhores políticas públicas sejam formuladas e implementadas para o desenvolvimento dessa indústria. A pesquisa será um survey exploratória-descritiva com abordagem quanti-quali. Por meio de um questionário, será criado um banco de dados com informações sobre os empreendedores pré-mapeados e suas redes sociais, pois não há informações disponíveis a respeito. Para a análise dos dados será utilizada técnica multivariada, como a clusterização e análise fatorial..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Maurício Custódio Serafim – Coordenador / Luciana Ronconi – Integrante / Eduardo Jara – Integrante / Daniel Pinheiro – Integrante / Elaine Cristina de Oliveira Menezes – Integrante / Évelyn Nunes de Melo – Integrante / Bruna F. Vettori – Integrante.

Número de produções C, T & A: 7

Metodologia de Indicadores de Avaliação Quali-Quantitativos para o Ensino Público Estadual Educação Básica (2012 – 2014)

Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver uma metodologia com indicadores quali-quantitativos que possibilite ao Tribunal de Contas de SC avaliar se os recursos financeiros aportados pelo Estado à política de Educação Básica estão sendo aplicados com eficácia em Santa Catarina. Os objetivos específicos são: ? Levantar indicadores quali-quantitativos de avaliação da educação básica, adequados aos objetivos do TCE/SC. ? Aplicar os indicadores quali-quantitativos em escolas públicas estaduais catarinenses. ? Validar os indicadores de avaliação quali-quantitativos. ? Consolidar a metodologia com os indicadores de avaliação. ? Apresentar a metodologia de indicadores de avaliação para o TCE/SC..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Maurício Custódio Serafim – Integrante / Simone Ghisi Feuerschütte – Coordenador / Sulivan Fischer – Integrante / Marcello Zapelini – Integrante / Ana Paula Pereira Menezes – Integrante.

Financiador(es): Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina – Remuneração.

Desempenho empreendedor nas indústrias criativas brasileiras e portuguesas (2011-2013)

Descrição: Nas últimas décadas, cresceu o interesse de governos e instituições de pesquisa sobre o desenvolvimento das indústrias criativas. Tratam-se de setores nos quais se produzem bens, produtos e serviços de natureza simbólica e que aliam valor econômico e cultural. No Brasil, já respondem por, aproximadamente, 10% do Produto Interno Bruto, e são importantes empregadores de mão-de-obra. O papel dos profissionais atuando nestes setores é de grande importância, pois são eles que, por meio de seu desempenho, inovam, transformam a criatividade em obras e serviços de valor, e protagonizam o desenvolvimento desses setores. Este projeto toma como objeto de estudo os profissionais criativos atuando nas indústrias criativas portuguesas e brasileiras. Seu objetivo geral é propor e testar um modelo preditivo para desempenho empreendedor de profissionais criativos, comparando ambos os países. Em termos específicos, propõe a realização de um mapeamento de práticas empreendedoras naquelas indústrias e sua categorização em função de parâmetros de resultado selecionados. Também propõe a análise de setores criativos mais nucleares no que diz respeito à produção de obras, bens e serviços de natureza cultural e simbólica. Operacionalmente, esta pesquisa apresenta um delineamento metodológico multimétodos que prevê a realização de três grandes etapas: a clusterização de setores criativos em função de práticas ou resultados empreendedores; o mapeamento desses setores para melhor compreensão de suas atividades e fatores contextuais de relevância; e o desenvolvimento de um instrumento de medida para desempenho empreendedor (variável-critério) e sua inserção em um modelo teórico preditivo que integra, como variáveis antecedentes, mediadoras ou moderadoras, os constructos: individualismo e coletivismo, centralidade do trabalho, auto-regulação, competências empreendedoras, setor de atividade e variáveis demográficas. Serão utilizados diversos instrumentos de coleta de dados, sendo sua análise base.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maurício Custódio Serafim – Integrante / Pedro F. Bendassolli – Coordenador / Thomaz Wood Jr. – Integrante / Jairo Eduardo Borges-Andrade – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Fishing alone: Uma investigação do capital social na comunidade da Costa da Lagoa (2010 – 2012)

Descrição: O objetivo da pesquisa consiste em investigar de que forma o capital social vem sendo alterado na comunidade da Costa da Lagoa devido às transformações causadas pelo mercado imobiliário ? principalmente a comercialização de terrenos ? havendo um contínuo aumento de moradores de fora da comunidade e o êxodo dos nativos. Essas questões levam a busca de um diferente padrão de vida dos moradores da comunidade, bem como alteram a forma deles se relacionarem. A estratégia de pesquisa a ser utilizada será a quali-quanti e exploratória com elementos etnográficos. A coleta de dados será por meio de dados primários e secundários. No que tange a coleta de dados primários será realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e questionários para entender a dinâmica das estruturas das redes sociais; bem como a observação não participante, no decorrer dos dois anos de pesquisa. A história oral também fará parte da análise de dados primários para se resgatar características, hábitos sociais e costumes da sociedade, de modo que seja possível se estabelecer uma comparação histórica das relações e redes sociais. Os dados secundários serão coletados por meio de análise documental junto à Prefeitura, dados do IBGE, pesquisas anteriores e dados de órgãos oficiais e documentos. Durante e após a coleta, os dados serão analisados por meio de técnicas usuais do método qualitativo, tais como a análise do discurso, e técnicas quantitativas, de análise de redes sociais, que permitam o alcance dos objetivos propostos. A pesquisa se justifica em função da preocupação com as conseqüências do desenvolvimento do turismo e da ocupação territorial que alteram a cultura local e trazem conseqüências ao meio ambiente. A comunidade da Costa da Lagoa vem sofrendo mudanças no que tange sua estrutura social, devido à inserção da dimensão do mercado. São verificadas conse.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Maurício Custódio Serafim – Coordenador / Luciana Ronconi – Integrante / Emiliana Debetir – Integrante / Eduardo Jara – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 11