Quem somos?

Quem somos?


O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública (NISP) se insere no departamento de administração pública e na linha de administração pública e sociedade do programa de pós-graduação em administração da UDESC/ESAG. Além da pesquisa seus membros, promovem, de forma articulada, ações de extensão e ensino.

O NISP focaliza o estudo e o apoio a ações coletivas que vêm promovendo inovações sociais na esfera pública (de forma institucionalizada ou não). Isso inclui iniciativas provenientes tanto do governo, como da sociedade civil e das empresas, além dos novos arranjos institucionais que se constroem na articulação negociada entre esses atores para resolução de problemas públicos. 

Em particular, nos interessa desenvolver estudos sobre iniciativas – ações, organizações ou redes – que promovam inovação social ou tenham incidência sobre as políticas e os problemas públicos. Busca-se compreender a influência dessas experiências em termos de inovação social nas arenas públicas em que atuam e no fomento a novos estilos desenvolvimento.

Acesse o NISP via CNPQ

Linhas de Pesquisa

Inovação social, Democracia e Desenvolvimento Territorial Sustentável

Objetivo:
Compreender a governança pública e as dinâmicas de experimentação democrática promovidas por atores governamentais, da sociedade civil e empresariais e sua incidência nas políticas e na ação públicas. Estudar ecossistemas, iniciativas e práticas de inovação social, com vistas a compreender suas incidências nas arenas públicas. Acompanhar processos de investigação pública e co-construção do conhecimento em laboratórios vivos de inovação social e suas contribuições para a adaministração pública, para o fortalecimento da democracia e para a promoção da sustentabilidade. Estudar dinâmicas de desenvolvimento, explorando as perspectivas da territorialidade, da sustentabilidade e a interface do rural com o urbano. Estudar os métodos e práticas formais e não formais de cultura e educação políticas e democráticas nas cidades.

Palavras chave: Experimentação democrática, Governança Pública, Desenvolvimento Territorial Sustentável, Ecossistemas de Inovação Social, Laboratórios Vivos de Inovação Social, Educação e Cultura Políticas.

Sociedade Civil, Inovação Social e Políticas Públicas

Objetivo:
Realizar estudos interdisciplinares sobre as ações coletivas promovidas pelos atores da sociedade civil e da economia social e solidária (ESS), incluindo movimentos sociais, associações, fundações e cooperativas. Compreender a atuação da sociedade civil junto às políticas públicas e na ação pública. Estudar os processos de participação democrática, envolvendo a interação entre atores governamentais e da sociedade civil e suas consequências na administração pública. Analisar a interface entre sociedade civil e governo nas políticas públicas, seus aspectos de governança, políticos, normativos e organizacionais. Abrange também pesquisas sobre avaliação de programas e/ou políticas públicas, com ênfase nas seguintes temáticas: inovação social, desenvolvimento territorial e sustentabilidade, economia social e solidária, governança pública e problemas urbanos.

Palavras-chave: Sociedade Civil, Participação, Inovação Social, Políticas Públicas, Ação Pública, Gestão de Cidades, Economia Social e Solidária.

Epistemologia, sociologia da ciência na administração pública e estudos sobre o fazer científico no campo de públicas

Objetivo:
Realizar estudos epistemológicos ou sociológicos sobre as práticas e/ou sobre a produção científica e a geração de conhecimento na área de administração pública. Promover pesquisas teóricas e empíricas sobre a configuração e as práticas científicas do campo de públicas no Brasil.

Palavras-chave: Ética e Racionalidade na administração pública; Interesse Público; Epistemologia da administração pública; Sociologia da ciência da administração pública

Objetivos

Geral
Gerar, disseminar e intercambiar conhecimentos – além de promover ações de extensão, de forma articulada com o ensino – sobre inovações sociais na esfera pública, com foco nas linhas de inovação social, democracia e desenvolvimento territorial sustentável, sociedade civil, inovação social e políticas públicas e epistemologia, sociologia da administração pública e o fazer científico do campo de públicas no Brasil.

Específicos

  • Coproduzir conhecimento e publicações científicas de qualidade e de referência no campo da inovação social no Brasil e nas linhas de atuação do Núcleo.
  • Promover ações de extensão, articuladas com o ensino e a pesquisa, numa perspectiva de “investigação pública” de forma a contribuir para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação social e para promoção de estilos de desenvolvimento mais sustentáveis.
  • Promover a formação qualificada de estudantes da graduação e da pós-graduação, além de profissionais interessados na temática da inovação social.
  • Promover aprendizados em articulação com a prática e desenvolver a “cultura científica”, a partir das pesquisas realizadas e das ações de extensão e ensino promovidas nos níveis de graduação e pós-graduação e junto às comunidades.
  • Realizar intercâmbio de professores, alunos e pesquisadores e projetos científicos com outras instituições nacionais e internacionais, numa perspectiva interdisciplinar e de trabalho em rede, visando o enriquecimento do conhecimento, o aperfeiçoamento de suas respectivas instituições/redes e o desenvolvimento científico.
  • Divulgar sistematicamente a produção científica do Núcleo por meio de publicações em livros, revistas especializadas, eventos, seminários, pela participação dos membros do Núcleo em eventos científicos, blog, redes sociais e outras formas de comunicação.