Nos dias 27 e 28 de junho, realizamos em Jaraguá do Sul a Co-construção do Piloto do Observatório INSPIRE em Jaraguá do Sul. O evento foi correalizado por nós, OBISF, em parceria com o LabIC Novale – Laboratório de Inovação Cidadã do Novale Hub, que sediou o 3º ciclo das Desconferências Urbanas 2024 – Cidades para a Infância.
Segundo Jaqueline, pesquisadora do INSPIRE: “No dia 26, falamos mais sobre a Cidade Infância, quando pude discutir um pouco sobre a temática do meu doutorado., que trata sobre Cidade Educadora e Formação Cidadã.
A profª Carolina Andion também esteve presente nessa etapa online e foi uma experiência super bacana de podermos conversar com outras pessoas que estão desenvolvendo atividades relacionadas a Criança Território.
As pessoas estavam super abertas a receber o projeto e construir, acabou sendo super tranquilo e pudemos desenvolver com calma as apresentações e os trabalhos da cartografia, juntamente com os indicadores. Tivemos uma adesão bastante significativa no segundo dia, quando tivemos o enfoque maior em discutir sobre a cartografia. Inclusive, na hora, por ser um número mais reduzido de pessoas, pudemos mapear as instituições e elas puderam abrir seus cadastros na plataforma, fazerem ajustes, foi uma contribuição bem positiva”.
O piloto do Observatório Inspire está voltado para a promoção dos direitos das crianças, adolescentes e jovens e inicia com a cartografia e o levantamento de indicadores dessas políticas públicas em seis municípios de todas as mesorregiões do estado: Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages, Criciúma e Chapecó.
Em Jaraguá do Sul, ao longo dos dois dias de eventos, contamos com a participação de mais de 50 atores do ecossistema de inovação social e da arena da garantia de direitos das crianças, adolescentes e jovens da cidade. Incluindo atores envolvidos com a causa do direito da crianças, adolescente e jovens, envolvendo iniciativas, atores de suporte e instrumentos de política pública (estiveram presentes SAS/SC, iniciativas, Secretarias municipais, Conselhos Municipais…)
Contamos com a participação de mais de 50 atores do ecossistema de inovação social e da arena da garantia de direitos das crianças, adolescentes e jovens de Jaraguá do Sul. Novamente os atores presentes demonstraram receptividade e um anseio no auxílio da construção da plataforma. A participação também na desconferência urbana, permitiu ter um olhar para o território junto aos participantes, coproduzindo uma leitura sobre cidades amigáveis a infância.