Coordenadora do NISP faz visita a Universidade de Dortmund e a Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris

No mês de setembro, a coordenadora do Núcleo e do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF) e  a professora Graziela Alperstedt pesquisadora do OBISF participaram da nona Conferência da rede de pesquisa sobre Empreendimentos Sociais e realizaram visitas de pesquisa ao Centro de Pesquisa Social da TU Dortmund, na Alemanha e ao Centro de Estudos sobre os Movimentos Sociais (CEMS) na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, na França.

9° EMES International Research Conference on Social Enterprise

A Conferência ocorreu de 11 a 14 de setembro de 2023 na Universidade de Ciências Sociais Aplicadas de Frankfurt e foi promovida pela Emes International Network (rede de centros de pesquisa, pesquisadores e profissionais que atuam com empreendimentos sociais). A professora Carolina Andion, apresentou o trabalho com título “Qual ciência para um mundo tranformar?:, discutindo a ciência para promoção da inovação social” em co-autoria com a Professora Chantale Mailhot. Já a professora Graziela Alperstedt apresentou trabalho sobre “As gramáticas dos negócios de impacto no Brasil” em co-autoria com a sua ex-orientanda de doutorado, Priscila Keller e também com professora Carolina Andion. Segundo a professora Andion: “A participação no evento foi uma oportunidade de encontrar colegas de vários países que estudam e apoiam empreendimentos sociais e também conhecer experiências exitosas na Alemanha”.

Seminário na Universidade de Dortmund, com o Dr. Jürgen Howaldt

As professoras aproveitaram a viagem para visitar o Social Research Center coordenado pelo professor Jurgën Howaldt na Universidade TU Dortmunt, o qual é parceiro do NISP desde 2017. Elas apresentaram um seminário para os pesquisadores do centro sobre a experiência e agenda de pesquisa atual do Observatório de Inovação Social de Florianópolis. O seminário contou com a presença de cerca de 15 pesquisadores do centro e permitiu o diálogo sobre a possibilidade de intercâmbios e pesquisas em conjunto.

Visita ao Centro Estudos sobre os Movimentos Sociais (CEMS) 

Na sequência, as professoras seguiram para Paris, onde visitaram o Centro de Estudos sobre os Movimentos Sociais na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris) e estiveram com o professor Daniel Cefaï, também parceiro de pesquisa do Núcleo desde 2014. Na visita, as professoras dialogaram com pesquisadores do CEMS e a professora Carolina Andion assistiu uma defesa de tese de um dos pesquisadores do Centro que fez seu estudo no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *