Esse ano estaremos recebendo a visita de vários professores internacionais colaboradores do NISP. Essas visitas são oportunidades para a troca de saberes e fazeres para nós do grupo e para os estudantes da Udesc Esag e da Udesc – Universidade do Estado de Santa Catarina
Desde janeiro, recebemos a Professora Chantale Mailhot, que veio de Montreal, no Quebéc, Canadá, para trocar conosco as experiências na pesquisa, na extensão e no ensino sobre inovação social. A Professora Chantale estará conosco até dia 30 deste mês e participará do VIII Colóquio de Epistemologia nos dias 27, 28 e 29.
Leia a apresentação na íntegra
Olá. Sou professora e pesquisadora na HEC Montréal, e diretora assistente do CRISES (Centre de recherche sur les innovations sociales – Centro de Pesquisa e Inovação Social).
Fiz a minha tese em gestão de parcerias de investigação entre universidades e empresas na HEC de Montreal e o meu pós-doutorado foi sobre o papel da universidade na economia do conhecimento, concentrando-me nas ligações entre ciência e sociedade, na forma como as atividades científicas são orientadas e seus efeitos no mundo. Impulsionada por estas questões, estudei a investigação em parceria e os mecanismos de transferência, e depois fiquei mais interessada em “experimentações de grandeza real” (Muniesa e Callon, 2007) e nos mecanismos para envolver “investigadores da prática” ou grupos interessados na produção de conhecimentos sobre grandes problemas sociais ou ambientais (Callon et al., 2001). Na inovação social, investiguei práticas de transformação social baseadas na inclusão de cidadãos (envolvimento, mobilização, formação, etc.) e os efeitos destas práticas em termos de organização das relações sociais. Hoje, estou particularmente interessada em abordagens de investigação e ensino que, no contexto contemporâneo de multi-crise, visem participar de transformações sociais, e em experiências e inovações sociais na pesquisa e no ensino (por exemplo, lugares de investigação de terceiros, dispositivos de inquérito pragmáticos, etc.).
Leciono em disciplinas de teoria e ferramentas de decisão, liderança e inovação social a partir de perspectivas pragmátistas, impulsionados pelas mesmas questões na pesquisa. O ponto de partida para a reflexão sobre estes diferentes temas são sempre situações problemáticas que refletem os atuais desafios sociais e ambientais. O núcleo da reflexão na sala de aula é sobre os efeitos da tomada de decisões, liderança e práticas de inovação.
No CRISES, trabalho para desenvolver ligações com centros de investigação em inovação social que partilham a mesma concepção transformadora de inovação social do Centro.
Todos estes aspectos do meu trabalho levam-me muito naturalmente ao NISP para trabalhar com a Professora Carolina Andion. A professora Andion já trabalha ativamente com o CRISES há muitos anos. Hoje, é com o seu apoio ativo que as colaborações entre o seu grupo de pesquisa do NISP, o CRISES e outros centros de investigação em inovação social estão sendo reforçadas e formalizadas. No âmbito do ensino e da pesquisa, o intercâmbio e a fertilização cruzada têm ocorrido há vários anos envolvendo também a Professora Annie Camus da UQAM, eu própria e outros membros do CRISES com o Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF). Em 2021, foi concebido um projeto denominado “Articulação do ensino, investigação e ação para a inovação social no Norte e no Sul: questões e perspectivas”. Este projeto é o quadro para numerosos intercâmbios, a minha visita ao OBISF / NISP e a estadia da Professora Andion em Montreal como professora visitante.
Este projeto de pesquisa é assim concretizado em intercâmbios e encontros entre diferentes centros de investigação em inovação social durante seminários (CRISES) e colóquios (EMES), sendo os encontros sempre animados pela questão da ação através da investigação e do ensino no contexto contemporâneo de multi-crise. Artigos que visam apresentar experiências, bem como refletir sobre os fundamentos de abordagens transformadoras em inovação social estão sendo escritos. A participação / intervenção de professores e alunos de doutorado do Brasil e Montreal já tiveram lugar em cursos no NISP, HEC Montreal e UQAM – e irão continuar. Finalmente, iniciativas de inovação social destinadas a abordar problemas públicos comuns a ambas as cidades serão documentadas para efeitos de comparação. Em conclusão, gostaria de dizer que para mim é extremamente importante a continuidade desta pesquisa em parceria, que tem ramificações no ensino, investigação e intervenção e que liga os atores da inovação social no Norte e no Sul que se preocupam em participar na transformação social e ecológica.
Chantale Mailhot
Revisão de texto e arte – Diego Cabalheiro (Responsável de Comunicação)
Texto – Alicia Possamai (Bolsista de Extensão)
Arte – Ana Duarte (Bolsista de Extensão)