Pesquisador do NISP participa do IV Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais

O IV Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais ocorreu entre os dias 19 a 21 de outubro de 2016 em Porto Alegre na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O evento contou com 22 grupos de trabalhos (GTs) que trabalharam temas que representam o amplo espectro da pesquisa na área de estudos Organizacionais.

O doutorando e pesquisador do NISP, Thiago Magalhães, participou do Congresso no grupo de Trabalho 15 – Teorias da Prática e diferentes formas de Organizar: aspectos teóricos, metodológicos e empíricos: que teve como objetivo discutir pesquisas que tenham como fonte de inspiração teorias da prática. A virada para a prática nos Estudos Organizacionais (EO) pode ser identificada, principalmente, na manifestação do maior interesse pela vida cotidiana dos atores, como uma forma de analisar os fenômenos nas organizações. Entre as abordagens discutidas, destacam-se as comunidades de prática, aprendizagem como prática, sociomaterialidade, estética, organizing, teoria ator-rede, estratégia como prática, phronesis etc.
Além disso, Thiago participou do grupo de discussão e da mesa temática acerca da Antropologia e da Etnografia nos Estudos Organizacionais. O principal tópico discutido foi o balanço do histórico e o status atual da pesquisa etnográfica praticada no campo dos EOs no Brasil e a reflexão crítica sobre as possibilidades e limitações desse método no âmbito da pesquisa em administração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *