NISP no III Encontro Brasileiro de Administração Pública

Pesquisadores do NISP participaram do III Encontro Brasileiro de Administração Pública realizado na ESAG/UDESC entre os dias 11 e 12 de maio, com o tema “Caminhos e Desafios”. O encontro, organizado pela Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP), foi mais um importante passo dado por professores e pesquisadores de diferentes instituições na tentativa de tornar a Administração Pública uma disciplina científica autônoma e avançar na profissionalização da gestão pública no Brasil. Ou seja, mais um importante passo para sua institucionalização no âmbito científico e prático.

Posse da nova diretoria da SBAP.
A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da UDESC, Marcus Tomasi, e do secretário de planejamento do Estado de Santa Catarina, Murilo Flores. Em sequência, sucedeu uma palestra internacional com o professor Frank Fischer (Universidade Livre de Berlim e Rutgers University), que abordou o tema da “deliberação pública”, onde discutiu as condições de integração de experts e cidadãos em processos participativos de decisões públicas. A programação da tarde contou com uma mesa redonda pautada no tema “governança, participação e desenvolvimento na administração pública”, com os pesquisadores Antônio Sérgio Araújo Fernandes (UFBA), Marco Aurélio Ferreira (UFV) e Thiago Dias (UFRN). Fechando a programação, a SBAP realizou sua assembleia geral para revisão do seu estatuto e escolha da nova diretoria. Foram eleitos para compor a nova direção da sociedade os professores: Fernando Coelho (USP – Presidente), Thiago Dias (UFRN – Vice-Presidente), Eliane Filippim (Unoesc – Diretora de Relações Institucionais), Leonardo Secchi (Udesc – Diretor de Relações Internacionais), Marco Aurélio Ferreira (UFV – Diretor de Publicações e Comunicação) e James Vieira (UFPB – Diretor de Eventos).

No segundo dia, três mesas de debates foram realizadas. A primeira, sobre “agendas de pesquisa em Administração Pública”, contou com a participação dos pesquisadores Clezio Saldanha dos Santos (UFRGS), Fernando Coelho (USP) e Frederico Lustosa da Costa (UFF). A segunda, que versou sobre “abordagens para análise de políticas públicas”, contou com a participação dos pesquisadores Leonardo Secchi (UDESC), Frank Fischer (Universidade Livre de Berlim e Rutgers University), David Crumpton (UnB) e Mário Aquino Alves (EAESP-FGV). A terceira, onde predominou um debate mais politizado, versou sobre os “desafios da articulação dos cursos de Graduação e Pós-Graduação no Campo de Públicas no Brasil”, com a participação dos pesquisadores Rodrigo Horochovski (UFPR), Magda Lucio (UnB), Lindijane Bento (UFRN) e Patrícia Vendramini (UDESC). Por iniciativa do professor Rodrigo Horochovski, foi discutido entre os presentes a composição de uma nota acerca da redução de vagas no curso de Administração Pública da Fundação João Pinheiro (FJP). A versão final da nota pode ser lida em: https://campodepublicas.wordpress.com/2016/05/19/nota-sobre-a-reducao-de-vagas-no-curso-de-administracao-publica-da-fundacao-joao-pinheiro-fjpmg/. O encerramento do encontro foi marcado pela posse da nova diretoria da SBAP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *