Seminário – Mobilidade Sustentável – 14/Março

Promovem o Seminário:

 

Commuters and sustainable mobility: a research project on the determinants of travel mode choice in urban settings”

 

 
PALESTRANTE: Dr Pietro Lanzini, PhD – Cà Foscari University 
QUANDO: 14/03/2016 (Segunda-feira) às 19:00
ONDE: ESAG/UDESC – Sala 52

PÚBLICO: Comunidade Acadêmica (Estudantes, Professores, Técnicos) e Comunidade em Geral, interessados no tema Mobilidade Sustentável.

*Seminário em Inglês – NÃO HAVERÁ TRADUÇÃO SIMULTÂNEA

 
 ————————————————————-
 ————————————————————-
Deslocamentos Urbanos e Mobilidade Sustentável: Determinantes da Escolha do Modo de Viagem em Ambientes Urbanos

Qual o papel dos cidadãos na redução dos graves impactos ambientais do setor de transportes, especialmente em áreas urbanas? Quais são os fatores que se destacam na formação de nossos comportamentos de deslocamento nas cidades e que nos fazem escolher entre dirigir ou utilizar meios de transporte mais sustentáveis?

O tema da escolha do modo de deslocamento assumiu uma relevância crítica por dois motivos: (a) o seu papel no reforço da eficácia e eficiência das políticas de mobilidade urbana; e (b) os impactos ambientais do setor dos transportes (mais de 14% das emissões globais de GEE, 23% na UE, 27% em os EUA).

Apesar da relevância e da grande quantidade de publicações nas últimas décadas sobre esta questão, pode-se observar pelo menos duas lacunas de conhecimento.

Primeiro: nenhuma recente revisão sistemática ou meta-análise foi feita observando o papel das variáveis individuais na escolha do modo de viagem. Como consequência, o significado real das relações específicas é discutível, uma vez que as várias pesquisas apresentam elevada variação nos resultados. Segundo: a maioria das pesquisas publicadas sobre o tema adotam um quadro teórico tradicional, que não leva em consideração as variáveis-chave que têm um papel importante em afetar a escolha individual: spillover, e uma conceptualização mais sofisticada da construção do hábito.

A pesquisa visa a preencher essas lacunas por meio de um projeto em duas etapas. Em primeiro lugar, uma meta-análise é desenvolvida no que diz respeito à literatura sobre os determinantes de escolha de viagens urbanas.Em seguida, com base nos resultados da primeira etapa, são avaliados o efeito de diferentes fatores na escolha do modo de viagens através de um conjunto de hipóteses enquadradas em um modelo estendido da Teoria do Comportamento Planejado (Theory of Planned Behaviour) e validada utilizando-se o método SEM. O conjunto de dados serão obtidos a partir de uma pesquisa com uma amostra de usuários do sistema de transporte.

Espera-se dois tipos de resultados. Primeiramente, contribuir para a compreensão das relações reais entre os fatores individuais e a escolha dos meios de transportes, melhorando a eficácia das políticas locais sobre a mobilidade. A segunda será uma extensão do potencial da Teoria do Comportamento Planejado, por meio de uma eventual validação do papel das variáveis acima mencionadas.
QUANDO: 14/03/2016 (Segunda-feira) às 19:00
ONDE: ESAG/UDESC – Sala 52

Público-Alvo: Comunidade Acadêmica (Estudantes, Professores, Técnicos) e Comunidade em Geral, interessados no tema Mobilidade Sustentável.

RESPONDA A PESQUISA: http://bit.ly/mobilidadesustentavel2016

*Seminário em Inglês – NÃO HAVERÁ TRADUÇÃO SIMULTÂNEA
** Evento GRATUITO. Não é necessário se inscrever. Lotação máxima da sala: 50 pessoas.

FAÇA O DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO AQUI ou veja abaixo (Slideshare)



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *