DIÁLOGO SOBRE A SOCIOLOGIA PRAGMÁTICA

O NISP convida para participar do evento: Diálogo sobre a Sociologia Pragmática, com a presença do professor francês Francis Chateauraynaud


O professor convidado é diretor de estudos em sociologia na École des Hautes  Éudes en Sciences Sociales  (EHESS) de Paris, na qual fundou o Grupo de Sociologia Pragmática e Reflexiva (GSPR). Ministra dentre outras as disciplinas “Sociologia das controvérsias e dos debates públicos” e “Instrumentos socio-informáticos para análise das controvérsias”. É também autor de várias obras científicas, dentre elas o livro Argumentar em um campo de forças. Ensaio de balística sociológica. Paris: Edições Pétra, 2011. 

A sociologia pragmática vem sendo utilizada como abordagem para o desenvolvimento da pesquisa Sociedade Civil e Inovação Social na Esfera Pública, coordenada pela Prof. Carolina Andion, que possui como objetivo geral analisar em que medida diferentes iniciativas têm promovido inovações sociais na esfera pública, por meio do estudo de casos emblemáticos de formas diferenciadas de “ação coletiva” no âmbito da sociedade civil. 
O diálogo tem como objetivo trocar experiências de pesquisa e aprofundar os debates e teorias no âmbito da Sociologia Pragmática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *