Radar do NISP
~ por dentro da inovação social ~
Eventos

CONFERÊNCIA DE INOVAÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO AUSTERIDADE

CRISES convida-o a apresentar um documento para a sua conferência de inovação social no contexto de austeridade  O governo de Quebec embarcou no caminho da austeridade. Sem procurar expandir sobre as razões e os mecanismos que levaram às medidas delineadas, o simpósio irá focar o efeito da atual onda de reformas sobre a capacidade de reacender social, econômica e governamental a chama inovação social que inspirou o início da Revolução Tranquila e as profundas mudanças que ocorreram durante a década de 1980 Quer no âmbito da economia social, ou o sector público a nível local ou regional Os organizadores convidam você para apresentar a sua análise do contexto Quebec ou em outro lugar iniciativas.

Data para apresentação das propostas: 16 de fevereiro de 2015 
Data do evento: 26 e 27 de maio de 2015
Local: Universidade de Quebec – Rimouski – Canada.

5ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PESQUISA CIRIEC


A 5ª Conferência Internacional de Pesquisa CIRIEC sobre a economia social incentiva interdisciplinar diálogo, de intercâmbio e colaboração a fim de reforçar as contribuições e aplicações da investigação científica para a compreensão e melhoria das condições de vida e experiências das pessoas menos favorecidas. Denyse Côté e Marie-Claire Malo, com C. Marcuelo são responsáveis pelo cumprimento das questões de gênero e economia social. Os organizadores da conferência convidam a comunidade científica a enviar resumos para esta Conferência.
Data para entrega dos resumos: 31 de Janeiro de 2015
Data da conferência: 15 a 18 de Julho de 2015
Local:Lisboa

COLÓQUIO SASE 2015


Acontecerá esse ano o colóquio da sociedade para o avanço da sócio economia (SASE). Diane- Gabrielle Tremblay convida você a enviar suas propostas. O tema do evento envolve contribuições que exploram a desigualdade, a sua estrutura, fontes, legitimações ideológicas e política.
Data: 2 a 4 de julho de 2015
Local: Londres
Data para envio das propostas: 26 de janeiro de 2015

CONGRESSO EGOS 31

O grupo europeu de estudos organizacionais convida para apresentar uma comunicação no congresso, cujo tema são as alternativas ao capitalismo: teorias, modelos e mecanismos.
Data: 2 a 4 de julho de 2015
Local: Atenas

Artigos

Pesquisa sobre a contribuição da economia social e solidariedade na co- construção políticas públicas democráticas: reflexões enraizadas em experiências no Canadá , Quebec e América Latina


O artigo baseia-se nas revisões de literatura e abrange o desenvolvimento conjunto de políticas na região da América América Latina, Canadá e Quebec.

Autor: Yves Vaillancourt
Data da publicação: Dezembro de 2014

Livros e Publicações
A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA ORGANIZAÇÃO


O livro trata de questões ambientais e sociais relacionadas às organizações e ao desenvolvimento econômico, tanto em termos teóricos quanto práticos.
Autor: Marie-France Turcotte
Ano da publicação: 2013

4º COLÓQUIO INTERNACIONAL DO CRISES


Leia sobre o 4º Colóquio Internacional do CRISES que aconteceu nos dias 3 e 4 de abril de 2014 em Montreal no Canadá com a participação da professora Maria Carolina Martinez Andion e do mestre Rubens Lima Moraes, coordenadora e membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública (NISP), respectivamente, através do texto intitulado “Sociedade Civil e Inovação na Esfera Pública: uma análise do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) no Brasil



Notícias

PRÁTICAS INOVADORAS EM UMA CULTURA DE ESPECIALIZAÇÃO


O texto mostra a ideia de que a inovação de forma gradual pode auxiliar as organizações especializadas a adotar novas políticas de experimentações e aprendizado.
Autor: Aleem Walji
Publicado em: Novembro 2014


UMA ABORDAGEM NÃO CONVENCIONAL MERECE OUTRA: FINANCIAMENTO DE MUDANÇA SOCIAL ATRAVÉS DO INVESTIMENTO PRIVADO

Fala sobre a obra de Jake Harriman e explica como lançou sua ideia para investidores individuais, em vez de perseguir as fontes tradicionais de financiamentos sem fins lucrativos, para conseguir transformar sua visão em uma intervenção real para salvar a vida das pessoas.
Autora: Melissa Leavit
Publicado em : Abril de 2014


QUAL O PAPAEL QUE AS EMPRESAS LOCAIS DESEMPENHAM NA FUNÇÃO DE POLÍTICA SOCIAL?

O artigo discorre e dá exemplo de como as organizações podem influenciar no comportamento de mudança política social.
Autora: Mary Ellen Egan
Data: Janeiro de 2014


2014: um ano bom para a democracia?

Um recorde de 1,5 bilhões de pessoas votaram em 2014, mas o processo democrático pode ser frágil no melhor e no pior dos casos corruptos, não sendo em si mesmo a receita para uma mudança positiva. 

Autores: Emma Graham-Harrison, Ami Sedghi e Paddy Allen
Data: 30 de dezembro de 2014

Colaboraram com essa edição do radar: Camila Cozer, Josiani Pinho e Julia Viezzer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *