Nos dias 26 e 27 de setembro de 2024, Valência, Capital Espanhola da Economia Social, foi palco do “Congresso sobre Fomento da Economia Social: Instrumentos Fiscais e Políticas Públicas”, organizado pelo CIREC-Espanha, centro de referência em investigação e informação sobre economia social e cooperativa sediado na Faculdade de Economia UV, IUDESCOOP e CEGEA. O evento reuniu cerca de 300 especialistas, incluindo pesquisadores, juristas e representantes da administração pública e do setor cooperativo, para discutir como a economia social e a administração pública podem atuar juntas para promover uma prosperidade inclusiva.

Este ano o Congresso tem como tema geral “La administración pública y la economía social: aliados para una prosperidad inclusiva”. Entre os temas abordados, destacaram-se as políticas públicas de fomento ao cooperativismo, a reforma tributária de entidades sem fins lucrativos, a atuação da economia social em planos de recuperação econômica e a importância da inovação social no combate às desigualdades e desafios demográficos.
Nesta edição, a coordenadora do Observa Floripa, professora Carolina Andion, o professor do Cesfi/Udesc, Danilo Melo e a doutoranda Maria Júlia Guedes participaram do evento para apresentar trabalhos frutos de pesquisas realizadas no Observatório de Inovação Social de Florianópolis.
Os trabalhos apresentados foram: “Inovações sociais e políticas públicas para crianças, adolescentes e jovens: uma análise nos municípios catarinenses” de autoria de Carolina Andion, Maria Júlia Guedes, Julia Graeff, Danilo Melo e Jaqueline Andrade, bem como o trabalho “Compreendendo a territorialidade da governança urbana: a rede, os laços e as teias em Florianópolis”, de autoria de André Augusto Manoel, Maria Luíza Lauxen Della Valle, Carolina Andion.

#EconomiaSocial #InovaçãoSocial #Cooperativismo #Valencia2024 #ObservatórioInspire #ProsperidadeInclusiva #CIREC
