XI Oficina da Jornada de Co-Construção Coletiva sobre Questões Urbanas: Devolutiva da validação e compartilhamento do diagnóstico dos distritos

O Observatório de Inovação Social de Florianópolis, realizou nesta quarta-feria, dia 21.02, a sexta oficina da Jornada de Co-Construção Coletiva sobre Questões Urbanas. O encontro objetivou a entrega da validação e compartilhamento do diagnóstico participativo construído junto com os diferentes coletivos e associações comunitárias da cidade, que buscou enfatizar e priorizar as principais urgências, potências e demandas previamente mapeadas de cada distrito.

A Jornada de Co-Construção Coletiva sobre Questões Urbanas iniciou em 2023, a partir do mapeando de iniciativas com atuação comunitária, e deu seguimento a uma cartografia social que culminou em um diagnóstico participativo de cada distrito:

12/06/2023: 1a Oficina: Mapeamento/cartografia das associações/coletivos do Fórum, no qual 15 associações participantes do Fórum inseriram suas informações na plataforma do OBISF, compondo a rede da arena pública de questões urbanas.
10/07/2023: 2a Oficina: Compartilhamento da metodologia e resultados preliminares da cartografia e primeiro levantamento de urgências/potências e prioridades dos bairros de Florianópolis, com a participação de 18 representantes do Fórum.
28/08/2023: 3a Oficina: Encontro com pró-reitorias e direções de extensão da UFSC, UDESC, IFSC e ESAG para formalização do Termo de Colaboração com a participação de cerca de 35 representantes do Fórum e das três Instituições de Ensino Superior.
Maio a setembro: Difusão pela UFSC e pela UDESC do formulário de diagnóstico das potências, urgências e demandas de cada bairro e realização em setembro dos formulários respondidos até então e inserção de 50 novas iniciativas que atuam junto às questões – urbanas na plataforma do OBISF para ampliar compreensão desta rede.
05/10/2023: 4ª Oficina: Devolutiva dos primeiros resultados do diagnóstico , com a participação de 16 pessoas. Após a apresentação, a equipe do OBISF se comprometeu a incorporar mais 90 novas respostas recebidas e o grupo deliberou pela necessidade de validação e aprofundamento do diagnóstico nos distritos pelos articuladores locais.

Os próximos passos são a divulgação do relatório com o diagnóstico participativo das questões urbanas de Florianópolis, bem como o diálogo com as Universidades e outros parceiros para excetuar os projetos identificados como prioritários pelas associações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *