MEMBROS DO NISP PUBLICAM ARTIGOS LIGADOS À INOVAÇÃO SOCIAL

A equipe do NISP tem o prazer de divulgar as publicações de três artigos por parte de membros! Leia mais para saber melhor:

O artigo “Social innovation, experimentalism, and public governance: An ethnographical approach to study public arenas in the city”, publicado no 20° volume da Brazilian Administration Review, da ANPAD,  oferece uma nova perspectiva sobre a relação entre inovação social e governança pública. O artigo tem autoria de Carolina Andion, professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UDESC e líder do Núcleo.

Enfatizando a importância da investigação pública e do experimentalismo democrático, a perspectiva do artigo foi aplicada e validada por meio de uma série de estudos realizados no âmbito do Observatório de Inovação Social em Florianópolis, desde 2017, partindo das descobertas e percepções obtidas ao observar o surgimento e a disseminação (ou a falta dela) de inovações sociais nas arenas públicas da cidade.

Para ler o artigo completo, acesse:

Social innovation, experimentalism, and public governance: An ethnographical approach to study public arenas in the city 

O artigo “From social enterprises to impact businesses: Examining the theorical debate toward social innovation” foi publicado no 12° volume da REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE), possuindo o objetivo de fazer um exame crítico dos modelos teóricos existentes e seus desacordos que surgem de visões políticas divergentes, carregadas de valor sobre o que é o social, o que é bom e o que é mau. O artigo tem autoria de Graziela Dias Alperstedt e Carolina Andion, ambas professoras do Programa de Pós-Graduação em Administração da UDESC e Priscila Keller Pires, Doutora em Administração pela Universidade Estadual de Santa Catarina.

O artigo tem como contribuição social a discussão das consequências práticas dos empreendimentos sociais e trazer à tona as inovações sociais que esses atores coproduzem em suas realidades específicas, lançando luz sobre essa dimensão mais ampla voltada para os graves problemas vivenciados hoje.

Para ler o artigo completo, acesse:

From social enterprises to impact businesses: Examining the theorical debate toward social innovation 

O artigo “Ecossistema de Inovação Social e Preservação da Mata Atlântica no Sul do Brasil” foi publicado no 16° volume da Revista Gestão Organizacional, da UNOCHAPECÓ. É de autoria de André Noronha, Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina, e de Graziela Dias Alperstedt e Carolina Andion, professoras do Programa de Pós-Graduação em Administração da UDESC.

Ele explora as controvérsias entre os atores mapeados no projeto Araucária+ para entender as questões que impedem um avanço mais rápido na preservação da floresta com Araucárias no sul do Brasil na direção do ODS 15 (Vida Terrestre). Além disso, pesquisa apresenta os atores, seus papéis e relações, revelando duas controvérsias principais: a ausência de consenso sobre a necessidade de proteger a floresta e a questão da pecuária e seu impacto nas florestas remanescentes, assim, contribuindo para a compreensão da complexidade de um Ecossistema de Inovação Social (EIS) destinado a proteger a Mata Atlântica no Sul do Brasil, a partir da literatura sobre EIS.

Para ler o artigo completo, acesse: Ecossistema de Inovação Social e Preservação da Mata Atlântica no Sul do Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *