PESQUISADORES DO NISP PARTICIPAM DO V ENEPCP E RECEBEM PREMIAÇÃO

O V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCEP) aconteceu em Belo Horizonte (Minas Gerais) entre 04 e 06 de setembro sendo organizado pela Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (ANEPECP). O evento reuniu mais de 500 pesquisadores de várias regiões do Brasil do Campo de Públicas e de diversos cursos da graduação e pós- graduação. O evento contou com sessões temáticas, mesas redondas, lançamento de livros e o Prêmio Augusto Tavares para melhores trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses do campo. 

Por meio da articulação do NISP com a Diretoria de Extensão da ESAG e a Pró-Reitoria de Extensão da UDESC, foi possível a participação de uma delegação de 13 alunos da graduação e da pós-graduação da ESAG no Evento!

Apresentações de trabalhos e premiações:

Pesquisadoras (es) do NISP também apresentaram trabalhos, com os títulos de (Re) Conhecendo os efeitos da atuação da sociedade civil na governança pública: um estudo em Florianópolis, apresentado por André Manoel, Entendendo a configuração da sociedade civil a partir da cidade: formatos, atuação, características e interações, apresentado pela Dra. Carolina Andion, O papel do conselho municipal na arena pública de defesa de direitos das mulheres em Florianópolis/SC, apresentado por Amanda Buttenbender Nunes, Diferentes gerações de mulheres cientistas da administração pública brasileira: contribuições e desafios, apresentado por Patrícia Domingues da Rosa. Além disso, a Dra. Carolina Andion foi mediadora na Palestra de Abertura, com tema sobre A formulação de políticas públicas no tempo do Antropoceno: o desafio para as sociedades democráticas, coordenou a sessão temática sobre Inovações Sociais e Experimentações Democráticas na Governança e nas Políticas Públicas, junto com Gustavo Costa de Souza (UFRJ); Danilo Alano Melo (Udesc); Flávia Duque Brasil (FJP), e coordenou a reunião aberta da Rede de Pesquisa do Campo de Públicas: aprendizados, resultados e ações para sua continuidade, com Erika Caracho Ribeiro (UnB), Fernanda Natasha Bravo Cruz (UnB), Matheus Arcelo Fernandes Silva (FJP), Suylan Midlej (UnB), Bruno Dias Magalhães (FJP).

A tese de Patrícia Rodrigues da Rosa sobre as experiências das mulheres cientistas da administração pública, orientada pela professora Carolina Andion, recebeu o Prêmio Augusto Tavares de melhor tese do Campo de Públicas. Recebemos também  menções honrosas pela tese da Fabiana Witt sobre as organizações da sociedade civil de Florianópolis e pela dissertação do André Manoel sobre agricultura urbana, ambas também orientadas pela professora Carolina Andion. 

Para a chefe da delegação e graduanda em Administração Pública, Ana Luísa Duarte: “O ENEPCP foi um divisor de águas no sentido de realmente entender o que é o Campo de Públicas. Eu tinha um pensamento menor sobre o quão abrangente ele era, como realmente capacita e une pessoas com o mesmo propósito, ao mesmo tempo que trabalha com várias linhas de pesquisa e extensão e diversas linhas de estudos totalmente diferentes. Ainda sim, no final, todas se unem para um propósito maior.”

Ela ainda afirma que ver os trabalhos em níveis tão altos e ricos em informações, dados e conhecimento, com o propósito de estar auxiliando e melhorar o que está sendo proposto, foi uma experiência incrível. Além disso, participar das mesas redondas ouvindo profissionais do Brasil inteiro, profissionais que são referência, que normalmente são lidos em sala de aula, sem ter ideia de que eles podem estar na nossa frente é muito legal, uma experiência única. Ela ainda finaliza: “Participar do evento como um todo, tão bem estruturado, organizado e acolhedor, foi muito significativo e emblemático para mim.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *