Parceria entre NISP Cultura Política e Enactus UDESC para a educação política de crianças

Dentro do NISP, há dois grupos de pesquisa: o Observatório de Inovações Sociais de Florianópolis e o Cultura Política. 

O Observatório é coordenado pela professora Carolina Andion e tem como objetivo mapear e estudar todas as organizações sociais atuantes em Florianópolis, enquanto o Cultura Política é coordenado pelo professor Daniel Pinheiro e tem como enfoque a pesquisa no tema “Cultura Política”, com ações voltadas para a educação política da comunidade.

Recentemente o Cultura Política fez uma parceria com a Enactus UDESC, uma rede universitária de empreendedorismo social que compõe a Enactus Brasil, com o intuito de auxiliar no Politicando, um dos projetos que constitui o Transcenda, iniciativa que foca nas ODS educação de qualidade (4) e paz, justiça e instituições fortes (16) da Agenda 2030 da ONU.

O Politicando, criado em 2022, tem o objetivo de promover a educação política e o senso crítico dos alunos, gerando uma comunidade consciente, participativa e acolhedora através de suas aulas sobre política, cidadania e direitos, com enfoque no público escolar.

O NISP auxiliou o projeto da Enactus na construção do planejamento das aulas e com ideias para seu aprimoramento. Além disso, desde março, estão juntos em uma parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CGE/SC) gravando aulas sobre política para capacitar professores da rede estadual de ensino sobre o assunto, assim como relata Victória Vilvert Costa, mestranda orientada pelo professor Daniel Pinheiro: “Começamos a ajudar na construção dos materiais do Politicando, principalmente na revisão, há quase 1 ano mais ou menos. E a partir de março deste ano começamos a trabalhar em conjunto na capacitação dos professores e material para crianças da rede estadual de ensino com o Prêmio Honestidade nas Escolas, desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado.”.

O prêmio Honestidade nas Escolas é um concurso cultural promovido pela CGE/SC em parceria com a Secretaria de Estado da Educação que tem como público alvo crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental na rede estadual de ensino. 

Os professores assistirão as aulas feitas pelo NISP e pela Enactus UDESC e ao final do curso transmitirão o conteúdo para as crianças, que farão um desenho que competirá no prêmio. “A proposta é oferecer a oportunidade de troca não só entre professores e alunos, mas também nas relações com toda a comunidade escolar, incluindo pais e amigos”, afirma o professor Daniel Pinheiro.

Escrito por Alícia Flores Possamai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *