Entre os dias 8 e 12 de maio, no centro de Florianópolis, aconteceu o 2º Mutirão de Cidadania, organizado pelo Programa Pop Rua Jud (Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades), constituído pelo Conselho Nacional de Justiça.
O evento que aconteceu próximo a Câmara de Vereadores de Florianópolis, ofereceu serviços como regularização de documentos (certidões, carteira de identidade, CPF), assistência jurídica em relação a benefícios como FGTS ou INSS, regularização de título eleitoral, orientação de ações trabalhistas, orientação para regularização migratória e acesso a direitos e serviços aos imigrantes, atendimento de equipes de saúde e atendimento de assistência social do município (como CadÚnico).
Estavam envolvidos diversos órgãos públicos como o Tribunal de Justiça de SC, Justiça federal/SC, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Defensoria Pública do Estado e Defensoria Pública da União.
O Observatório de Inovação Social de Florianópolis também esteve presente no mutirão entregando a Cartilha de Direitos e Rede de Atendimento para População em Situação de Rua, construído a partir do projeto de Tese de Doutorado de Vanessa Ostrowski, orientanda da Professora Carolina Andion. A cartilha foi criada com o intuito de orientar a população em situação de rua de seus direitos e principais entidades que pode auxiliá-los na busca de seus direitos e no amparo a saúde, trabalho e outras pautas sociais.
Revisão de Texto: Diego Cabalheiro (mestrando e pesquisador do NISP)
Texto: Ana Luísa Duarte (bolsista de extensão do NISP)
Arte: Alícia Possamai (bolsista de extensão do NISP)