Nos dias 15 de julho e 02 de setembro, o NISP realizou dois encontros que foram denominados “Seminários do NISP”. Nestes encontros foram feitas apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos mestrandos e doutorandos do grupo de pesquisa, o que proporcionou que acadêmicos e docentes conhecessem um pouco melhor sobre as pesquisas. Os membros do grupo puderam contribuir com o trabalho dos pesquisadores por meio de questionamentos e apontamentos.
Durante o primeiro encontro, no mês de julho, os mestrandos e integrantes do NISP Vinícius Ikeda, Victória Vilvert e Diego Cabalheiro apresentaram suas pesquisas. A pesquisa de Vinícius Ikeda envolve a gestão da água em Florianópolis a partir da investigação das interações sociotécnicas construídas entre atores humanos e não humanos. Já a pesquisa da Victória é sobre política e elites empresariais, no qual está sendo realizado uma análise acerca dos interesses e influências dos atores empresariais da grande Florianópolis. Diego Cabalheiro tem como objeto de pesquisa o Fundo para a Infância e Adolescência, na perspectiva da governança democrática, realizando um estudo multicaso de Florianópolis e Itajai.
A temática estudada pelo Vinícius é de grande relevância pois, conforme tratado por ele, “a água é parte de nós, humanidade, e de toda a vida na Terra, entretanto, tendemos a reconhecê-la apenas quando há algum distúrbio relacionado a ela”. A gestão da água surge como uma forma de sincronizar os ciclos naturais dos ecossistemas relacionados à água com os ciclos sociais, econômicos e administrativos para garantir a sustentabilidade desses mundos.
O projeto de dissertação da Victória tem por objetivo descrever e caracterizar as elites empresariais da Grande Florianópolis e suas relações de interesse e influência nas políticas públicas locais, buscando identificar percepções simbólicas entre o comprometimento político e as ações de representação destas elites as suas pautas (tecnologia, turismo, serviços, construção civil) e de articulação junto aos demais atores (poder público, sociedade civil, terceiro setor).
Durante o segundo encontro, no mês de setembro, a doutoranda Vanessa Ostrowski e o mestrando Maio da Silva apresentaram suas pesquisas. Vanessa está pesquisando sobre as pessoas em situação de rua em Florianópolis (SC) e Maio sobre a avaliação do Programa de Apoio à Educação em Guiné-Bissau.
Ambos os assuntos importantes e de interesse público, com potenciais contribuições para os atores envolvidos e para a sociedade. No caso de Vanessa, a própria pesquisadora participa de OSCs voltadas ao atendimento de pessoas nesta situação de vulnerabilidade. Sua pesquisa traz o panorama histórico das pessoas em situação de rua, como estas passam despercebidas pelas demais e, ainda, a visão pejorativa que alguns têm em relação a tal situação.
Já o trabalho de Maio trouxe o panorama da educação de Guiné-Bissau, mostrando que a realidade do país é bem diversa da realidade brasileira. As crianças enfrentam dificuldades para permanecer no ensino básico, em especial, há alta evasão entre as meninas. O Programa de Apoio à Educação em Guiné-Bissau foi desenvolvido para auxiliar essas crianças. Este foi desenvolvido no município de Empada. O objetivo do pesquisador ao criar a avaliação deste programa é torna-lo replicável em outros municípios do país.