Trajetória da política pública de garantia dos direitos da criança e do adolescente em Florianópolis é tema de oficina

No último dia 10 de setembro de 2020, das 14h30min às 17h30min, o doutorando Thiago Magalhães, do Programa de Pós-Graduação em Administração, pesquisador do Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (NISP) e do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF), da Esag/Udesc, orientado pela professora Dra Carolina Andion, que é coordenadora do NISP e do OBISF, realizou a Oficina “Trajetória da política pública de garantia dos direitos da criança e do adolescente em Florianópolis”.

A oficina faz parte da programação da Jornada Formativa do Articula Floripa Online, com o tema “Direito Deles, Transformação para Todos”, iniciativa do Instituto Comunitário de Florianópolis (ICOM), que conta com a correalização do NISP/OBISF/ESAG/UDESC e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Além disso, ela faz parte da tese do doutorando Thiago Magalhães sobre os “Laboratórios vivos de inovação social, investigação pública e experimentação democrática em políticas públicas: Um estudo na Arena Pública de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente em Florianópolis”.

O encontro contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas, incluindo integrantes do OBISF e pessoas que fizeram parte da trajetória da política. Inicialmente, a professora Carolina Andion fez a abertura da oficina com as boas-vindas, a apresentação dos correalizadores, que também tiveram momento de fala, e destacou os objetivos do encontro. Em seguida, o doutorando Thiago Magalhães explicou a dinâmica da oficina, abordando como foi realizada a sua pesquisa e como foi construída a trajetória da política, com foco nas fontes; explicou como construiu a narrativa, em dramaturgia e por meio de atos; assim como ressaltou a descrição dos atos: cenário, acontecimentos, atores e situações de provas/cenas, sendo estes elementos discutidos em cada grupo, conforme dinâmica proposta para, posteriormente, explanação/consolidação no grande grupo.

No retorno para o grande grupo, após as discussões de cada momento da trajetória nos pequenos grupos, com base nos elementos mencionados anteriormente, Thiago Magalhães apresentou as linhas gerais de cada ato, sendo complementado por cada facilitador que participou dos pequenos grupos de diálogo, trazendo as contribuições dos participantes destes grupos acerca da trajetória da política. Durante o processo, alguns participantes pontuaram o fato de se enxergarem na trajetória da política, destacando, inclusive, a riqueza de detalhes e o aspecto emocional ao ver a trajetória da política ser coconstruída com os atores que fazem parte dela.

Por Hudson Oliveira, redator de Comunicação do OBISF / NISP / ESAG / UDESC
Captura de imagem, revisão e postagem por Pâmela Susani, bolsista de Comunicação do OBISF / NISP / ESAG / UDESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *