Papo com Especialistas é realizado em Aula Aberta da disciplina de Gestão de Organizações do Terceiro Setor

Hoje, 27 de julho de 2020, das 09h30min às 12h, a experiência de atuação no campo da Sociedade Civil foi apresentada em um Papo com Especialistas em Aula Aberta promovida pela disciplina de Gestão de Organizações do Terceiro Setor, do sexto termo do Curso de Administração Pública da Esag/Udesc, que é ministrada pela professora Dra Carolina Andion, que também é coordenadora do Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (NISP).

Para participar da aula aberta foram recebidas 39 inscrições. Além de parte dos inscritos, participaram do papo, além da professora e do monitor da disciplina e dos 04 especialistas egressos do curso de administração pública convidados, os 15 alunos da disciplina promotora do papo, Gestão de Organizações do Terceiro Setor. 

Luiz Fernando N, Aghata Gonsalves, Natasha Naomi e Marcos D.

Na aula aberta, os 04 egressos do curso de administração pública da Esag/Udesc (Aghata Gonsalves, Luiz Fernando Nieuwenhoff Schefer, Marcos Demikoski e Natasha Naomi) apresentaram as suas trajetórias e as suas experiências, com falas carregadas de muita emoção.

A Aghata Gonsalves é professora colaboradora do Departamento de Administração Pública da Esag/Udesc e Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em sua fala, destacou o campo da sociedade civil como um espaço de desenvolvimento humano, que nos mostra/permite outras formas de organizar, de estabelecer novas formas de relações sociais, de interações.

Luiz Fernando Nieuwenhoff Schefer é Doutorando em Administração na UFSC e atuou durante muitos anos no Instituto Vilson Groh. Ressaltou, em sua fala, que a organização da sociedade civil é um espaço de sobrevivência, no qual é possível trabalhar e sobreviver normalmente. Além disso, pontuou alguns aspectos relacionados às interações dessas organizações com o poder público.

A Natasha Naomi é Administradora Pública e atua como analista de projetos do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM). Dentre vários elementos de sua fala, ela pontuou, por exemplo, a necessidade e a importância de dialogar com os diversos atores que compõem a sociedade civil. 

Marcos Demikoski é Advogado, Administrador Público e Internacionalista e atua como secretário geral da comissão da moralidade pública e como membro consultivo da comissão de direitos humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC). Em sua fala, ressaltou que a sociedade civil é a base de tudo e que devemos fazer política, no sentido de questionar e buscar que as demandas se efetivem. Além disso, enfatizou a importância de se conhecer um pouco de tudo, por meio da interdisciplinaridade, uma vez que as demandas não são lineares. 

A rodada final do papo, mediado pela professora Carolina Andion, englobou os comentários e as perguntas dos participantes para os especialistas que, posteriormente, fizeram as suas considerações finais, inclusive com dicas para os alunos sobre a atuação do profissional de administração pública no campo da sociedade civil. 

Por Hudson Oliveira, redator de Comunicação do OBISF / NISP / ESAG / UDESC
E, imagens capturadas por Pâmela Susani, bolsista de Comunicação do OBISF / NISP / ESAG / UDESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *