NISP participa do 2º Conexão Online sobre os direitos das crianças e dos adolescentes em tempos de pandemia

No último dia 27 de maio de 2020, das 19h30min às 21h30min, ocorreu mais uma edição do Conexão Articula Floripa, por meio da plataforma zoom, com o tema “Violência contra crianças e adolescentes em tempos de pandemia”. 

O Núcleo de Inovação Social na Esfera Pública (NISP), por meio do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF), participou da correalização do encontro virtual, juntamente com o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM) e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

O diálogo contou com a participação da Profa. Dra. Carolina Andion (OBISF/NISP/ESAG/UDESC), da Dra. Andréa Fuchs, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Criança, Adolescente e Família (NECAD/UFSC) e Leandra Karsten, assistente social do Programa de Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI/PMF), e foi mediado por Kátia Madeira, presidente do CMDCA Florianópolis Gestão 2019-2022.

Aproximadamente 70 participantes do encontro, entre estudantes, pesquisadores, professores, representantes de organizações da sociedade civil, da esfera pública e outros atores da arena pública de direitos das crianças e dos adolescentes, tiveram a oportunidade, depois das falas das convidadas, de fazer perguntas ou de apresentar comentários relacionados às discussões realizadas.

Esse debate fez parte da série de encontros dedicados ao tema da defesa de direitos das crianças e dos adolescentes, e marca os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que serão completados em 13 de julho de 2020. “Os objetivos são fortalecer o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e promover a articulação entre os atores da política municipal na área”, explica a professora Carolina Andion, em matéria publicada pela Udesc Esag. 

A abertura do 2º Conexão foi realizada pela Renata, coordenadora de projetos do ICOM, explicando sobre o ICOM e suas atuações em relação ao fortalecimento da sociedade civil por meio do Articula Floripa, que visa fomentar a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes em Florianópolis.

A professora Carolina Andion fez uma apresentação compartilhando a participação do NISP, por meio do OBISF, na criação e na correalização do Articula Floripa. Abordou sobre o trabalho de diagnóstico dos conselheiros e dos temas de discussões que estão sendo realizadas, principalmente em relação ao Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). 

Andréa Fuchs, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), explanou sobre os conceitos e os principais estudos feitos sobre a violência. Esclareceu sobre os tipos de violência que ocorrem e quais são os meios para se efetuar a garantia de direitos. Na oportunidade, divulgou o atual trabalho que tem feito junto ao Projeto de Extensão do curso de Assistência Social da UFSC, denominado @falesemsegredo, que é realizado por meio do instagram. 

Leandra Karsten, assistente social formada pela UFSC, apresentou como ocorre o trabalho no PAEFI e, especialmente, como tem sido o trabalho de intervenção nas famílias diante da pandemia. Destacou, ainda, quais são os principais desafios a serem enfrentados para conseguirem atender a atual demanda, em meio a pandemia da COVID-19.

Deixe uma resposta