NISP participa de debate online sobre atuação da sociedade civil no enfrentamento da COVID-19

No último dia 05 de maio de 2020, das 17h às 18h30min, ocorreu mais uma edição do Café Social, por meio da plataforma zoom, com o tema “A importância da sociedade civil no enfrentamento da COVID-19”

O Núcleo de Inovação Social na Esfera Pública (NISP), por meio do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF), participou da co-realização do encontro virtual, juntamente com o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM), e participou, com a professora Carolina Andion, do diálogo promovido. Este diálogo também contou com a participação da Cíntia Cruz, do projeto Revolução dos Baldinhos, e da Mathizy Pinheiro, do Projeto É Da Nossa Cor.

O encontro teve a participação de quase 50 pessoas, que tiveram a oportunidade, depois da realização das falas das convidadas, de fazer perguntas ou de apresentar comentários relacionados às discussões realizadas.

Para a professora Carolina Andion, a realização desse evento é fundamental. Segundo Andion, tal importância se justifica em “entender melhor o papel da sociedade civil diante dessa crise do Covid-19, quais os desafios dessa atuação, quais os alcances, e a necessidade de reforçar este espaço, especialmente a articulação entre as iniciativas para que elas possam ter um impacto maior”.

O projeto Revolução dos Baldinhos, que tem como presidente a Cíntia Cruz, surgiu em 2008, após um surto de ratos na comunidade. Em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi desenvolvida uma metodologia no sentido de separar a matéria orgânica, com foco em sensibilizar os moradores quanto ao descarte consciente.

A realização deste encontro, para Cíntia Cruz, é muito válida. “É importante para articulação e estabelecimento de pontes, inclusive para entender o potencial das comunidades”, afirma Cruz. Segundo ela, o café social “permite um equilíbrio de informações entre todos os envolvidos nas iniciativas e possibilitam o fortalecimento destas”.

O É Da Nossa Cor é uma iniciativa social que surgiu em 2014, idealizada por Mathizy Pinheiro, juntamente com Djavan Nascimento, com o objetivo de promover debate, autoestima e protagonismo por meio da cultura afro-brasileira. Em tempos de pandemia, a iniciativa criou um Fundo de Apoio Emergencial para apoiar mais de 144 famílias cadastradas.

Em relação ao encontro, Mathizy Pinheiro destaca que “considera extremamente importante espaços como este no cenário de pandemia e crise em que estamos vivenciando, para que as organizações e iniciativas que tem buscado fortalecer o seu entorno possam compartilhar suas necessidades, ações, construir juntos, e ao mesmo tempo pensar formas de engajar cada vez mais as pessoas nesse movimento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *