Chamada para as OSCs Projeto de Consultoria

A Udesc Esag por meio do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF) convida as organizações da sociedade civil interessadas a participar de um trabalho de consultoria, durante o semestre letivo 2020.1, a ser realizada nas disciplinas de Gestão de Organizações do Terceiro Setor, matutino e noturno, do curso de Administração Pública, ministradas respectivamente pelas Professoras Carolina Andion e Aghata Gonsalves.

Objetivando contribuir com o desenvolvimento institucional das organizações da sociedade civil e potencializar sua atuação no âmbito das políticas públicas nas quais atuam, o trabalho realizado pelos alunos com orientação das professoras, está estruturado em quatro etapas principais: (i) observação, visita e cadastro da organização na plataforma do OBISF (www.observafloripa.com.br), inserindo-a na rede do Ecossitema de Inovação Social da cidade; (ii) Co-construção conjunta de demanda e identificação de uma questão para apoio ao desenvolvimento institucional da OSC pelos estudantes com a supervisão das professoras; (iii) elaboração de propostas de intervenção (planos de ação) e implementação pelos alunos gerando resultados concretos que auxiliem no desenvolvimento institucional da organização e reforcem a sua atuação junto às políticas públicas nas quais atua.

Nesse semestre, serão priorizadas organizações da sociedade civil que atuem respondendo aos problemas públicos urbanos tais como, mobilidade, agricultura urbana, reciclagem, direito à cidade, entre outros. O período de realização da atividade contempla os meses de março a junho de 2020, previstos para acontecer de maneira presencial e virtual. Dentre eles, três são essenciais: (i) café de boas-vindas e oficina de co-construção dos planos de ação na sede na Esag/UDESC; (ii) visita (s) dos alunos na organização; (iii) apresentação do trabalho final que ocorrerá no final do semestre na Esag/UDESC. Todas as datas serão divulgadas amplamente e com antecedência para os participantes. Os outros momentos de interação entre os estudantes e a organização serão combinados, conforme acordos e demandas identificadas.

As inscrições das organizações podem ser realizadas até o dia 15/03/2020, clicando aqui.

Sobre o trabalho de consultoria:

O trabalho de consultoria em organizações da sociedade civil da disciplina de Gestão de Organizações do Terceiro Setor, do curso de Graduação em Administração Pública da Esag/UDESC vem sendo realizado, desde 2007, pela professora Carolina Andion e desde 2017 também pela professora Aghata Gonsalves, passando a ser feito de forma articulada com a pesquisa e extensão por meio do OBISF. O trabalho visa oferecer aos alunos e às organizações:  (i) um panorama do Ecossistema de Inovação Social (EIS) de Florianópolis, permitindo que compreendam a sua configuração e sua incidência na cidade; (ii) analisar uma iniciativa de inovação social promovida por uma organização da sociedade civil (OSC), compreendendo melhor seus alcances e limites em termos de resposta aos problemas públicos da cidade; (iii) elaborar propostas de intervenção com vistas a apoiar as OSCs em termos de desenvolvimento institucional e para que tenha uma maior incidência em termos de inovação social junto às políticas e arenas públicas nas quais atuam. 

Sobre o Observatório de Inovação Social de Florianópolis:

O OBISF consiste em projeto de pesquisa e programa de extensão promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovação Social na Esfera Pública (NISP) em parceria com o Grupo de Pesquisa Strategos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), coordenados respectivamente pelas Professoras Carolina Andion e Graziela Alperstedt. Tem como objetivo mostrar, articular, apoiar e acompanhar os atores que compõem a rede do Ecossistema de Inovação Social (EIS) da cidade, sejam eles atores de suporte ou iniciativas de inovação social. O OBISF é colocado em prática por meio de uma plataforma online colaborativa para cartografia do ecossistema de inovação social de Florianópolis, incluindo atores de suporte, iniciativas de inovação social e sua rede, relacionando-os com problemas públicos e políticas públicas de fomento à inovação social. Para saber mais acesse: http://www.observafloripa.com.br/

Sobre o ICOM:
O ICOM é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e de interesse público que atua como uma fundação comunitária. Desde 2005, promove o desenvolvimento comunitário em Santa Catarina, mobilizando, articulando e apoiando a sociedade civil organizada e investidores sociais.
Tendo sua atuação guiada por esse propósito, o ICOM:

– Produz conhecimento sobre o contexto local, com a elaboração de diagnósticos sociais participativos e mapeamento da sociedade civil organizada. O objetivo é influenciar políticas públicas, subsidiar ações de interesse público e orientar o investimento social privado.

– Fortalece organizações da sociedade civil, grupos e movimentos sociais, por meio de apoio técnico e físico, para que sejam cada vez mais autônomos e capazes de coproduzirem o bem público e lutarem por direitos.

– Mobiliza e engaja pessoas e empresas para que se envolvam com causas sociais e façam doações estratégicas para a sociedade civil organizada.  
Vamos estar realizando  novas comunicações a respeito disso durante a semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *