Debate sobre Participação e Democracia é realizado em aula aberta.

Participação e democracia: perspectivas e desafios na atualidade foi o tema da aula aberta realizada na última sexta-feira, 20 de setembro. A aula ocorreu no Plenarinho da UDESC, das 10h às 12h, e promoveu um debate sobre o funcionamento das democracias e a participação dos cidadãos nos dias de hoje, em nível internacional, nacional e local.

O panorama internacional foi abordado pela professora Drª Paula Shommer, pesquisadora da Esag/UDESC e líder do Grupo de Pesquisa Politeia. A perspectiva nacional foi abordada pela professora Drª Suylan Midlej, da Universidade de Brasília (UnB). Cíntia Mendonça e André Manoel, mestrandos em Administração na Esag/UDESC, abordaram a dimensão local.

Os debates foram mediados pela professora Drª Carolina Andion, pesquisadora da Esag/UDESC, líder do Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (NISP) e Coordenadora do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF).

Segundo André Manoel, “as discussões resgataram a trajetória das lutas por democratização e participação desde a resistência à ditadura militar brasileira, na década de 1970. Destacou-se a existência de inúmeros casos de experimentação democrática no Brasil desde a década de 1980 e como o Brasil é visto como um celeiro de inovações na área, como o Orçamento Participativo”. 

“Foi discutido que tanto no cenário internacional, como no nacional e local, há uma crescente desvalorização e até criminalização da participação. Por fim, apontou-se a importância da atuação em rede e tanto para a promoção de aprendizagens coletivas, quanto para a melhoria na qualidade e efetividade das decisões”, acrescenta André Manoel.

Deixe uma resposta