6º Encontro Jornada DI

Na última sexta-feira (09/08) ocorreu, na ACATE Primavera (Associação Catarinense de Tecnologia), o 6ºencontro do Projeto Jornada DI. Para iniciar o segundo Módulo denominado “O que fazemos?”, a facilitadora Alexandra Meira ficou responsável por conduzir as dinâmicas do dia, tendo como objetivo aprofundar o conhecimento sobre gestão de projetos, abordando conceitos, ferramentas e técnicas de elaboração e gerenciamento de projetos. 

A programação do encontro iniciou com um alinhamento de expectativas entre a facilitadora e as OSCs. Entre os principais objetivos colocados pelos participantes estavam a busca por uma gestão mais eficaz, o desejo de entender melhor a importância da realização de projetos e de adquirir conhecimentos e habilidades. 

Dando continuidade, Alexandra separou o grupo em 6 pequenos núcleos para iniciar a abordagem do primeiro tópico do encontro: “diferença” entre os conceitos de Portfólio, Programa, Projeto e Serviço. Dessa forma, os termos foram divididos para que cada grupo trouxesse palavras para defini-los, logo em seguida abriu-se o debate sobre os conceitos baseados na literatura trazidos pela facilitadora. Durante a discussão foi possível concluir que o uso de tais termos na organização consolida e empodera o discurso da mesma de forma interna, para a sociedade e para parceiros. 

Posteriormente, a abordagem passou a ser para o Triângulo de Projetos, na qual se discutiu as 3 faces do triângulo que representam as especificidades do projeto. Sendo ele equilátero, destaca-se a necessidade das dimensões (escopo, tempo e custo) serem equilibradas e ajustadas de forma simultânea. 

Deixe uma resposta