Encontro com grupo de protagonistas para avaliação da trajetória do Fórum de Políticas Públicas de Florianópolis

Ontem, terça-feira (28/05), aconteceu nas dependências do Centro Integrado Empresa e Escola (CIEE) um encontro, em formato de entrevistas com grupo focal, conduzido pela mestranda acadêmica Cíntia Moura Mendonça, pesquisadora do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF) e orientanda da Profa. Dra. Carolina Andion. Prestes a apresentar sua defesa de dissertação intitulada “(RE) Pensando a participação e o seu papel na democracia à luz do Pragmatismo: Um Estudo junto ao Fórum de Políticas Públicas de Florianópolis”. Cíntia organizou este momento com o objetivo de restituir a trajetória, socializar e dialogar com os principais atores envolvidos na história do Fórum de Políticas Públicas de Florianópolis (FPPF).

Formalizado em 2006, o FPPF é considerado uma importante instância de debate e articulação das políticas nas mais diversas áreas do município. Além de explorar tal natureza do Fórum, Cíntia busca compreender como este espaço de experimentação democrática vem gerando aprendizagens e incidência sobre as políticas públicas do município.

Foram discutidos temas como os protagonistas na trajetória do Fórum, as controvérsias e cenas importantes. Para consecução da dinâmica, a trajetória do FPPF foi dividida em cenas: (I) cena 1 – de 2001 a 2004 – Os Antecedentes e a criação do Fórum. Nesta cena foram trazidas informações sobre como e por que ele surgiu, qual foi o ano de fundação, quem eram os protagonistas e os principais personagens. Na (II) cena 2 – de 2005 a 2010 – foi discutido sobre como se deu o nascimento do Fórum para o  público e a sua inserção comunitária por meio da rede de articulação comunitária do bairro monte cristo. A (III) cena 3 – de 2011 a 2016 – trouxe a consolidação Institucional do Fórum, momento de estruturação e reflexão sobre si mesmo. E, por fim, na cena (IV) cena 4 – de 2017 a 2018 – período de resistência frente à inúmeros desmontes e na continuação do Fórum, marcada por ações de resistência em união com parceiros.

Estiveram presentes dez atores-chave na trajetória, incluindo representantes de Organizações da Sociedade Civil e alguns dos fundadores do FPPF, contemplando representações de protagonistas de todos as cenas apresentadas. Com isso, foi possível ligar alguns elementos chaves para aperfeiçoar a pesquisa e ainda proporcionar um momento de reencontro  que gerou muita satisfação nos protagonistas por acompanharem o processo de restituição da trajetória deste importante espaço de articulação e fortalecimento da sociedade civil em Florianópolis. O encontro teve seu encerramento marcado pela expectativa com o resultado final da pesquisa e pela fala individual sobre os sonhos dos participantes em relação ao futuro da participação democrática e dos próximos passos do Fórum.

2 comentários sobre “Encontro com grupo de protagonistas para avaliação da trajetória do Fórum de Políticas Públicas de Florianópolis”

  1. Very nice post. I simply stumbled upon your weblog and wished to mention that I have really loved browsing your blog posts. In any case I will be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!

Deixe uma resposta