Observatório de Inovação Social de Florianópolis da UDESC é correalizador de curso para OSCs que atuam na promoção de direitos das crianças e adolescentes de Florianópolis

Foi lançado nesta terça-feira, 09/04, edital para convocação de Organizações da Sociedade Civil para participar do Jornada DI: curso de formação em gestão de organizações da sociedade civil e atuação política para a garantia de direitos da criança e do adolescente em Florianópolis.

O edital estará aberto até o dia 22 de abril e o curso terá duração de um ano. O projeto será correalizado pelo Núcleo de Pesquisa em Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp), por meio do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (Obisf), juntamente com o Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICom) e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A iniciativa promoverá a formação de gestores que atuam em organizações da sociedade civil que trabalham com a causa da criança e adolescente em Florianópolis. 

O projeto será realizado com recursos captados via Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e terá início em maio. A proposta é dar continuidade a um processo de formação das OSCs que atuam na política de garantia de direitos das crianças e adolescentes. O principal objetivo é ampliar e fortalecer a sustentabilidade e a incidência dessas organizações junto à política pública em questão. Para isso, o DI foi planejado de forma a contemplar 4 dimensões da atuação das OSCs: (a) quem somos?; (b) o que fazemos?; (c) como fazemos?; (d) com quem e por que fazemos?. Por meio desses quatro módulos, busca-se que as organizações qualifiquem a sua atuação enquanto agentes de transformação na política e pertencentes a uma rede do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). 

A partir das questões abordadas acima ocorrerão 16 encontros com oficinas que abordarão temas como história da sociedade civil no Brasil; contexto da criança e adolescente em Florianópolis; avaliação de impacto aliado às políticas públicas; Plano Decenal Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; sustentabilidade nas organizações; relações interinstitucionais; dentre outros. Ao final do processo, busca-se também uma maior qualificação dos projetos elaborados pelas organizações para mobilização de recursos e garantia de sua sustentabilidade. 


Reunião de planejamento das oficinas, realizada dia 05/04

A parceria entre Nisp e ICom para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão para desenvolvimento institucional de OSCs ocorre desde 2007 por meio de várias iniciativas que vêm sendo realizadas tais como o Projeto Fortalecer (2007), Curso de Extensão Udesc Fortalecimento (2011), Projeto DI (2014-2015), Agenda Colaborativa (2015) e Projeto LAFI – Laboratório de Fortalecimento Institucional (2018). 

Mais informações e chamada para seleções clique aqui

O que: Edital para Projeto Jornada DI

Quando: De 09/04 a 22/04

Onde: a confirmar (em Florianópolis – região central).

Inscrições:  http://www.icomfloripa.org.br/jornada-di/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *