Relatório de Atividades 2018 – Observatório de Inovação Social de Florianópolis

Nesta última semana o Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF) divulgou um relatório com as atividades realizadas ao longo do ano de 2018 e com os primeiros números dessa plataforma digital colaborativa que visa mapear, dar visibilidade e fortalecer a rede do Ecossistema de Inovação Social de Florianópolis, que em setembro deste ano completou 1 ano.

A Plataforma

O Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF) é um espaço para mostrar, articular, apoiar e acompanhar os atores que compõem a rede do Ecossistema de Inovação Social (EIS) da cidade, sejam eles atores de suporte ou iniciativas de inovação social. A implantação do OBISF tem ocorrido por meio de um processo colaborativo entre os pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), especificamente dos grupos NISP e do grupo de pesquisa STRATEGOS: dimensões e processos organizacionais, ambos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG). Juntos, vem retraçando a rede que compõem esse ecossistema e produzindo informações, reflexões e conhecimentos sobre as suas práticas.
Até 11 de dezembro de 2018 temos 215 atores de suporte (que oferecem algum tipo de apoio em termos de inovação social) e 267 iniciativas de inovação social que buscam responder a algum problema público da cidade mapeadas na plataforma. Dessas, 181 foram mapeadas e 86 observadas (sendo quatro dessas acompanhadas sistematicamente).2 Em 2018, ampliou-se em 73% o número de atores de suporte e mais que dobrou o número de iniciativas de inovação mapeadas, sendo observadas quase cinco vezes mais iniciativas que em relação a junho de 2017.

Os Eventos
Durante o ano de 2018, a equipe do OBISF organizou uma série de eventos relacionados à temática da inovação social em diferentes arenas públicas nas quais atua. A maioria desses eventos foram realizados em parceria com atores do EIS de Florianópolis, tendo por foco fortalecer as redes de cooperação, co-construir aprendizagem e responder a demandas levantadas por eles. Esses eventos envolveram cerca de 800 participantes que dialogaram, refletiram e aprenderam nesses diferentes encontros realizados em 2018.

As Publicações e as Participações em Eventos
Em 2018 a equipe do OBISF publicou 10 artigos em revistas científicas e um capítulo de livro. Participou de 05 congressos internacionais e 02 nacionais, tendo apresentado 08 trabalhos que foram publicados nos Anais dos eventos.
Abaixo seguem mais informações sobre as atividades do OBISF em 2018!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *