Artigo apresentado por pesquisadores do NISP foi premiado no 17º Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração – Anpad (EnAnpad 2018), que aconteceu na Universidade Positivo, em Curitiba (PR) entre 3 e 6 de outubro. O EnAnpad é o maior evento científico da área no país.
Maria Clara durante a premiação. |
A doutoranda Maria Clara Figueiredo Dalla Costa Ames, e seu orientador, professor doutor Maurício Custódio Serafim, são os autores do artigo “Sabedoria Prática: uma Revisão Sistemática sobre Educação, Ensino e Aprendizagem da Phronesis em Administração”. O trabalho recebeu o prêmio de melhor artigo na área de Ensino e Pesquisa.
O artigo foi produzido no Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Administração da Udesc, ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.
A organização do encontro premiou o melhor artigo de cada uma das 11 divisões acadêmicas (uma delas, a de Ensino e Pesquisa em Administração). Os trabalhos premiados têm direito a regime de fast track (via rápida) no processo de avaliação para publicação em um dos periódicos da Anpad (RAC e BAR).
O Artigo.
O artigo em si tem por objetivo investigar de que maneira o conceito da phronesis é relacionado à educação, ensino e aprendizagem na área de Administração e de estudos organizacionais. A phronesis é definida como a sabedoria prática, ou prudência, presente em processos de deliberação, decisão e ação. A busca por artigos nas bases Scopus, Ebsco e Web of Science encontrou 37 artigos sobre o tema. A análise desses trabalhos revela os autores mais referenciados, as principais definições e os principais temas de pesquisas a respeito do ensino e aprendizagem em Administração. Ela é abordada segundo cinco principais definições: (1) disposição para o julgamento ou deliberação; (2) percepção do contexto e da situação real; (3) tipo de conhecimento prático; (4) phronetic social reasearch, e, (5) múltiplas definições. Os temas encontrados abordam: (a) Ensino e currículo relacionados à Administração e à ética empresarial; (b) educação e ensino de professores; (c) ensino e elementos da phronesis; (d) filosofia da educação e phronesis; (e) profissões e outros cursos superiores; e, (f) educação infantil. Sua relação com as virtudes morais poderia ser mais explorada, pois predominam definições relacionadas à aprendizagem experiencial. Estudos futuros poderiam discutir as práticas, práxis, e abordagens voltadas para ação. (clique e acesse o arquivo)
O artigo em si tem por objetivo investigar de que maneira o conceito da phronesis é relacionado à educação, ensino e aprendizagem na área de Administração e de estudos organizacionais. A phronesis é definida como a sabedoria prática, ou prudência, presente em processos de deliberação, decisão e ação. A busca por artigos nas bases Scopus, Ebsco e Web of Science encontrou 37 artigos sobre o tema. A análise desses trabalhos revela os autores mais referenciados, as principais definições e os principais temas de pesquisas a respeito do ensino e aprendizagem em Administração. Ela é abordada segundo cinco principais definições: (1) disposição para o julgamento ou deliberação; (2) percepção do contexto e da situação real; (3) tipo de conhecimento prático; (4) phronetic social reasearch, e, (5) múltiplas definições. Os temas encontrados abordam: (a) Ensino e currículo relacionados à Administração e à ética empresarial; (b) educação e ensino de professores; (c) ensino e elementos da phronesis; (d) filosofia da educação e phronesis; (e) profissões e outros cursos superiores; e, (f) educação infantil. Sua relação com as virtudes morais poderia ser mais explorada, pois predominam definições relacionadas à aprendizagem experiencial. Estudos futuros poderiam discutir as práticas, práxis, e abordagens voltadas para ação. (clique e acesse o arquivo)
Clique aqui e confira outros artigos apresentados pelos pesquisadores do Nisp no 17º EnaAnpad
A equipe do NISP parabeniza a Maria Clara e ao professor Mauricio Serafim pela conquista!