Oficina: Prospéro (PROgramme de Sociologie Pragmatique, Expérimentale et Réflexive sur Ordinateur – © Doxa)

O Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública, por meio do Observatório de Inovação Social de Florianópolis oferecerá a oficina “Prospéro” (PROgramme de Sociologie Pragmatique, Expérimentale et Réflexive sur Ordinateur – © Doxa) com o MSc. Waldir Lisboa Rocha. 

Prospero (PROgrama de Sociologia Pragmática, Experimental e Reflexiva em Computação) é um software de análise de dados textual qualificado por seus projetistas de tecnologia literária para as ciências humanas. O software foi desenvolvido pelo sociólogo Francis Chateauraynaud, diretor de estudos École des Hautes Études en Sciences Sociales e pelo cientista da computação Jean-Pierre Charriau. O Programa permite a classificação e o monitoramento de arquivos ou conjuntos temáticos de textos. Trabalhando a partir de séries de textos históricos ou diacrônicos o Prospero se dedica à exploração, análise e comparação de “arquivos complexos”, auxiliando pesquisadores na descrição de processos de alerta, negócios ou controvérsias.
No dia 13/09 ocorrerá um diálogo com Waldir, toda a equipe técnica do OBISF e parceiros sobre Prefigura/OBISF/ORD e possibilidades de parceria e uso do Prospéro. Já as atividades da oficina serão oferecidas nos dias 14, 17 e 18/09 também nas dependências da ESAG/UDESC. Confira abaixo a programação das atividades.

Local: ESAG/UDESC
Maiores informações: http://prosperologie.org/?sit=22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *