Pesquisadores do NISP no EnANPAD 2017.

Veja o que apresentaram os  Pesquisadores do NISP no EnANPAD 2017:

Pesquisadores do NISP participaram  nos dias 01/10 a 04/10/2017 no Congresso EnANPAD 2017, que ocorreu em São Paulo – SP. O congresso é o segundo maior evento científico na área de Administração no mundo.




  • Professora Carolina Andion  e  a Pós-Doutoranda Julia Graeff:  
As pesquisadoras apresentaram o artigo denominado “Ecossistema de Inovação Social e os problemas públicos da cidade:um estudo em Florianópolis” de autoria das pesquisadoras Carolina Andion; Graziela Dias Alperstedt; Julia Furlanetto Graeff e Luciana Ronconi.  O Artigo trata acerca dos estudos sobre os Ecossistemas de Inovação Social, e traça a experiência do desenvolvimento do Observatório de Inovação Social de Florianópolis. 
  • Doutoranda Laís Silveira:
Durante o primeiro dia do EnANPAD, a doutoranda Laís Silveira Santos participou do Consórcio Doutoral e defendeu seu Projeto de Tese A Ética da Gestão Pública em Evidência: os Dilemas Morais vivenciados na Defesa Civil de Santa Catarina” diante de uma banca (informal) composta por dois professores vinculados a programas de pós-graduação, Prof. Magnus Luiz Emmendoerfer (UFV) e Profa. Anatália Saraiva Martins Ramos (UFRN). Essa foi sua primeira apresentação fora das salas de aula da UDESC sobre seu projeto de tese. Os professores trouxeram diversas contribuições para o desenvolvimento do trabalho cuja qualificação oficial ocorrerá no mês de novembro.

Laís também apresentou o artigo “Ensino de Ética em Cursos do Campo de Públicas: uma análise a partir de Projetos Pedagógicos de Curso e das Diretrizes Curriculares Nacionais” o qual escrito com mais quatro professores: Mauricio Serafim, Marcello Zapellinni, Silvia Corrêa Zapellinni e Martha Kaschny Borges. O artigo é fruto da disciplina de Formação Docentes em Administração e integra os interesses dos autores em discutir a Ética na Administração Pública e o Ensino e Aprendizagem em Administração.

  • Doutoranda Maria Clara Ames:
A doutoranda Maria Clara Ames apresentou o artigo “O Estudo da Phronêsis nas Organizações: Uma Revisão Sistemática”, escrito em parceria com seu orientador, Prof. Mauricio Serafim, e o Prof. Marcello Zapellinni. O artigo é fruto de seu trabalho final da disciplina de Ética na Administração ministrada na pós-graduação pelos professores Mauricio e Marcello. Maria Clara está dando continuidade ao estudo da phronêsis em seu projeto de tese que possui, como uma de suas abordagens teóricas, a Ética das Virtudes.

  • Doutorando Daniel Ouriques:

Durante o XLI Encontro da ANPAD, o doutorando Daniel Ouriques Caminha apresentou três artigos fruto de suas pesquisas. O primeiro deles, na segunda-feira e inserido na área de Ensino e Pesquisa, é intitulado “Uma releitura da sociologia da ciência de Bourdieu a partir da teoria weberiana dos níveis e direções da rejeição religiosa do mundo” e se trata de um ensaio teórico que aposta na possibilidade de diálogo entre a formulação bourdieusiana de campo científico e a sociologia weberiana do processo histórico-cultural de racionalização formal e teórica do Ocidente moderno. O segundo, na terça-feira e inserido na área de Administração Pública, é intitulado “Luiz Simões Lopes entre a administração e a política: origem social, trajetória e estratégias de ascensão de um dirigente” e se trata de um estudo histórico de natureza teórico-empírica sobre a formação de elites dirigentes no Brasil na República Nova, cujo objetivo foi analisar a origem social, a trajetória e as estratégias de ascensão e os recursos sociais herdados ou adquiridos e respectivos princípios de legitimação política de Luiz Simões Lopes, homem forte de Getúlio Vargas na direção do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) durante o Estado Novo. O último, na quarta-feira e inserido na área de Estudos Organizacionais, é intitulado “A trajetória de Maurício Tragtenberg a partir de memórias: uma contribuição ao estudo da história das elites intelectuais no Brasil” e se trata de um estudo teórico-empírico sobre a história das elites intelectuais no Brasil que analisa as relações entre biografia e memórias e a consagração de grandes figuras no espaço das ciências sociais no Brasil. Tomando como quadro analítico o conceito de trajetória social de Bourdieu, foi analisado um caso representativo de um reconhecido cientista social brasileiro: Maurício Tragtenberg.

  • Doutorando Thiago Magalhães:

O doutorando Thiago Magalhães apresentou o artigo denominado “Entre a formação profissional e cidadã: um estudo nos cursos de administração” resultado de sua dissertação de mestrado concluída  em 2016 no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.  O artigo apresenta uma reflexão acerca da formação cidadã nos cursos de administração, trás um estudo empírico realizado na UFSC.

Para ter acesso aos artigos na íntegra acesse os Anais do EnANPAD 2017: www.anpad.org.br




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *