Confira como foi a visita a Florianópolis por alunos de mestrado da University of North Florida (UNF)

Após uma série de aulas nos Estados Unidos, alunos da disciplina de “Field Experience in International Affairs: Brazil” da University of North Florida (Jacksonville), ministrada pelo Prof. Dr. Gaylord George Candler, visitaram o Brasil para realizar um período de imersão e conhecer mais sobre assuntos de planejamento urbano, questões ambientais, saúde pública e o desenvolvimento da indústria da tecnologia da informação. 
O grupo de alunos era composto por uma turma multidisciplinar, com estudantes de Mestrado em Assuntos Internacionais, Administração de Empresas, Saúde Pública, Contabilidade, Computação e Educação. Acompanharam também os Prof. G. G. Candler e Prof. Natasha V. Christie, do Departamento de Ciências Políticas e Administração Pública, e o Prof. John McEldowney do Departamento de Contabilidade e Finanças.
Como parte da programação da visita, os alunos passaram alguns dias em Florianópolis, conhecendo algumas de nossas instituições, profissionais, trabalhos desenvolvidos, principais desafios e cidades próximas. Esta parte da viagem foi organizada com a colaboração de dois membros do NISP: Prof. Daniel Pinheiro e a doutoranda Laís Silveira Santos.
Confira alguns detalhes sobre as visitas:
– 02/05/2017: os alunos foram recebidos na ESAG/UDESC pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Everton Cancellier. Na sequência, foram apresentados aos Grupos de Pesquisa da ESAG e seus principais projetos, oportunidade para estreitar os laços institucionais e possíveis pesquisas em conjunto. O NISP participou desse momento, apresentando os projetos realizados em suas três linhas de pesquisa. No período da tarde, os alunos foram recebidos na FIESC, onde tiveram a oportunidade de conhecer o Observatório da Indústria Catarinense.
– 03/05/2017: o vereador Pedrão, e também formado em Administração Pública pela ESAG/UDESC, recebeu os alunos na Câmara Municipal de Florianópolis para uma conversa sobre a realidade de nosso país, e principalmente Florianópolis, no que tange as questões políticas, sociais e econômicas. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Plenário da Câmara e o gabinete do Vereador.
– 04/05/2017: neste dia o destino foi a cidade de Blumenau. A visita começou de manhã na Secretaria de Defesa do Cidadão, onde os alunos foram recepcionados pelo secretário Rodrigo Quadros, e assistiram uma apresentação sobre o trabalho da Defesa Civil da cidade. Na sequência, foram recebidos pelo prefeito Napoleão Bernardes no seu gabinete. Após o almoço na Vila Germânica, os alunos conheceram a estrutura da Secretaria de Turismo de Blumenau. A última atividade foi no Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição (Ciad), para ver como funciona a questão da logística da administração aliada à transparência.
– 05/05/2017: no último dia em Florianópolis, os alunos foram até a cidade de Balneário Camboriú, onde foram recebidos pelo Prof. Danilo Melo do CESFI/UDESC para conhecer um pouco sobre a história e desenvolvimento da cidade, além de visitarem o Parque Unipraias.
Encerrado o período de visitas em Florianópolis e cidades próximas, os alunos partiram para a cidade do Rio de Janeiro. 
Em nome da ESAG/UDESC, agradecemos todos os professores e alunos da UNF pela visita, e também às instituições e profissionais que abriram suas portas para esse intercâmbio cultural, acadêmico e profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *