Artigo “Sociedade civil e inovação social na esfera pública: uma perspectiva pragmatista” é publicado por pesquisadores do NISP na Revista de Administração Pública – RAP

Os pesquisadores do NISP Carolina Andion, Luciana Ronconi, Rubens L. Moraes, Aghata Karoliny R. Gonsalves e Lilian B. Duarte Serafim tiveram o artigo “Sociedade civil e inovação social na esfera pública: uma perspectiva pragmatista” aceito para publicação na Revista de Administração Pública – RAP, já disponível na versão early view.

O artigo propõe uma nova leitura teórico-analítica para o estudo dos processos de inovação social promovidos por atores da sociedade civil na esfera pública, com base na sociologia pragmática francesa, partindo de uma discussão sobre o lugar das iniciativas da sociedade civil na ação pública na atualidade. Em seguida, é apresentada uma incursão no debate sobre a incidência da sociedade civil na esfera pública, buscando evidenciar em que a sociologia pragmática francesa pode auxiliar para uma nova compreensão desse processo. Indo além, os autores relacionam os debates sobre ação coletiva da sociedade civil, inovação social e ação pública, sob uma ótica pragmatista, propondo um enfoque analítico particular para compreensão dos processos de codefinição e codomínio de situações problemáticas em arenas públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *