Projeto para organizações da sociedade civil feito em parceria com a Udesc será concluído na quinta

Encerramento terá entrega de certificados aos gestores participantes e lançamento de livro organizado pela professora Carolina Andion, da Esag

Será concluído nesta quinta-feira, 9, o Projeto de Desenvolvimento Institucional promovido com apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para organizações da sociedade civil (OSCs) que integram o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Florianópolis.

Com um ano de duração, o projeto foi realizado em parceria entre o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) e a Udesc, por meio do programa de extensão Esag Comunidade, desenvolvido no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

No evento de encerramento, que terá início às 14h, no Auditório da Associação para Integração do Cego (ACIC), serão entregues os certificados de participação aos gestores das 15 organizações que fizeram parte do projeto.

Lançamento de livro

Na ocasião também será realizado o lançamento do livro “Investimento Social Privado e Mobilização de Recursos na Grande Florianópolis”, organizado pela professora da Udesc Esag Carolina Andion, coordenadora do programa Esag Comunidade.

Publicado pela Editora Udesc, o livro divulga resultados de uma pesquisa realizada entre 2010 e 2012, no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp), que cruzou dados de investidores sociais e de organizações mobilizadoras de recursos.


Livro traz resultados de
pesquisa realizada pelo
Nisp, da Udesc Esag

O projeto

Lançado em julho de 2014, o projeto visou estimular o desenvolvimento institucional de entidades que atuam com jovens na Capital, oferecendo aos seus gestores um programa gratuito de formação, com cerca de cem horas e encontros quinzenais.

A iniciativa teve como objetivo principal o fortalecimento do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) de Florianópolis.

As atividades incluíram o acompanhamento individualizado das OSCs, buscando apoiar os gestores e suas organizações na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com atenção à inovação e à qualidade de sua ação.

O projeto buscou ainda aprimorar a comunicação das organizações participantes com a sociedade, por meio da inserção de suas informações no Portal da Transparência.

Uma série de seminários e encontros temáticos foram realizados durante o período, quatro deles na Udesc Esag, para estimular o diálogo entre as OSCs participantes e demais atores que integram o sistema, visando fomentar sua articulação e seu intercâmbio.

O PDI contou com o apoio do Inter-American Foundation (IAF), do CMDCA de Florianópolis e recursos das empresas Cassol Centerlar, Instituto C&A, Santinvest e Tractebel Energia.


Seminários na Udesc debateram propostas para melhorar proteção
a crianças e adolecentes na Capital. Foto: Gustavo Cabral Vaz

Serviço

O QUÊ: Encerramento do  Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), da ICom e Esag Comunidade, e lançamento do livro “Investimento Social Privado e Mobilização de Recursos na Grande Florianópolis”
QUANDO: Quinta-feira, 9, das 14h às 18h.
ONDE: Auditório da Associação para Integração do Cego (ACIC), na Rodovia Virgílio Várzea, 1.300, Bairro Saco Grande.

Leia mais:

17/04/2015 – Encontro na Udesc debate propostas para melhorar proteção a crianças e adolescentes em Florianópolis

25/09/2014 – Atuação de conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente é tema de evento na Udesc

21/08/2014 – Sistema de garantias dos direitos da criança e do adolescente é tema de seminário na Udesc

10/07/2014 – Programa para organizações da Capital que atuam com crianças e adolescentes é lançado na Udesc

07/07/2014 – Udesc é parceira em projeto de desenvolvimento institucional para organizações da sociedade civil

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *