Encontro na Udesc debate propostas para melhorar proteção a crianças e adolescentes em Florianópolis

Evento na Esag com representantes de instituições governamentais e da sociedade civil teve como objetivo construir uma agenda de fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)


Oficina visou construir uma agenda de fortalecimento do Sistema de Garantia
dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). Fotos: Gustavo Vaz/Ascom


Construir, de forma participativa, uma agenda de fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) de Florianópolis – este foi o objetivo de uma oficina realizada nesta quinta-feira, 16, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com participação de cerca de 40 representantes de instituições governamentais e da sociedade civil.

O encontro ocorreu no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e mobilizou representantes de entidades que atuam na defesa, promoção e controle dos direitos das crianças e dos adolescentes na Capital.

A iniciativa é parte do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) promovido pelo programa de extensão Esag Comunidade, em parceria com o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), e deu continuidade às atividades iniciadas no ano passado, quando o SGDCA foi debatido em três seminários temáticos.


Participantes elaboraram diagnóstico do sistema e soluções para diferentes problemas


Pela manhã, os participantes construíram um diagnóstico do sistema, levantando suas principais problemáticas, com base nos debates realizados ao longo de 2014.

À tarde, após a apresentação e priorização dos temas, foram elaboradas, de forma colaborativa, propostas de soluções para os diferentes problemas.

Pela Udesc Esag, participaram da oficina a professora Carolina Andion, coordenadora do programa Esag Comunidade, e uma equipe formada pela acadêmica do mestrado Aghata Gonsalves e três estudantes de graduação, bolsistas de extensão.

Pelo ICom, esteve presente o gerente executivo Anderson Giovani da Silva e as coordenadoras do projeto Renata Machado  e Regina May.

Entre as instituições, participaram representantes do Conselho da Criança e Adolescente de Florianópolis, dos conselhos tutelares, da Coordenaria Estadual da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça (TJ/SC), da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), da Comissão da Criança e Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, além de diversas organizações da sociedade civil.


Encontro foi coordenado por equipes do programa Esag Comunidade e do ICom


O programa

Lançado em julho de 2014, o PDI visa estimular o desenvolvimento institucional de organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam com crianças e adolescentes em Florianópolis, promovendo o fortalecimento da rede que compõe o SGDCA na Capital.

A iniciativa oferece a gestores de 15 OSCs, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), um programa de formação com cerca de cem horas, além de encontros periódicos, oficinas práticas e seminários temáticos.

O programa visa resultar, entre outros benefícios, na elaboração de um plano de desenvolvimento institucional para cada organização, além de uma agenda colaborativa de fortalecimento do SGDCA de Florianópolis.

Saiba mais sobre a oficina e o PDI no blog do programa Esag Comunidade e no site do ICom.


Leia mais:

15/04/2015 – Udesc recebe oficina sobre Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente nesta quinta

25/09/2014 – Atuação de conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente é tema de evento na Udesc


Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *