Udesc realiza oficina sobre o sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente (SGDCA) nesta quinta

Encontro com representantes do SGDCA busca a construção coletiva de uma agenda propositiva 

O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza nesta quinta-feira, 16, oficina para co-construção de uma agenda de fortalecimento do SGDCA de Florianópolis. O evento faz parte do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), promovido pelo programa de extensão Esag Comunidade em parceria com o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom).

Com início às 8h30 e atividades até às 18h, a programação envolve a coprodução de um diagnóstico e de propostas para a solução de problemas ligados ao SGDCA (veja a programação completa abaixo).
O evento será realizado na Sala 8 da Udesc Esag e contará com a participação de cerca de 40 representantes de instituições governamentais e da sociedade civil que atuam na defesa, promoção e controle dos direitos das crianças e dos adolescentes do município.

Continuidade
O encontro dá continuidade às atividades iniciadas no ano passado, quando o SGDCA de Florianópolis foi debatido em outros três seminários temáticos, com participação de convidados externos. Na oficina desta quinta, serão levantadas as principais problemáticas do sistema, com base nos debates realizados ao longo de 2014, e serão formuladas, por meio de um processo de co-criação, propostas concretas para solucioná-las.

O Programa
Lançado em julho de 2014, o PDI visa estimular o desenvolvimento institucional de organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam com crianças e adolescentes em Florianópolis, promovendo o fortalecimento da rede que compõe o SGDCA na Capital.

A iniciativa oferece a gestores de 15 organizações da sociedade civil, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), um programa de formação com cerca de cem horas, além de encontros periódicos, oficinas práticas e seminários temáticos, que visam resultar, entre outros benefícios, na elaboração de um plano de desenvolvimento institucional para cada organização.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *