Programa para organizações da Capital que atuam com crianças e adolescentes é lançado na Udesc

Parceria do ICom com a Esag vai oferecer formação para gestores, com um ano de duração; inscrições encerram em 31 de julho


Projeto de Desenvolvimento Institucional foi lançado durante seminário na Udesc Esag.
Fotos: Gustavo Cabral Vaz/Ascom

Gestores de organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam com crianças e adolescentes em Florianópolis podem se inscrever até 31 de julho para participar de um programa gratuito de formação, com cerca de cem horas e encontros quinzenais, que visa estimular o desenvolvimento institucional das entidades participantes.

A iniciativa é promovida em parceria entre o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do programa de extensão Esag Comunidade, desenvolvido no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

O lançamento do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) foi realizado na manhã desta quinta-feira, 10, durante o Seminário Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, no Auditório da Udesc Esag.

Quinze organizações

O projeto vai selecionar 15 organizações, dentre os membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Florianópolis, e contemplar dois gestores por entidade. As bolsas – no valor correspondente a R$ 5,3 mil cada – serão integralmente cobertas pelo projeto.

As organizações interessadas devem preencher o formulário on-line disponível no site do ICom (confira o edital).

A lista final das instituições selecionadas será divulgada a partir de 11 de agosto, com o primeiro encontro previsto para o dia 19 do mesmo mês.


Lançamento atraiu representantes de organizações e acadêmicos,
entre outros interessados

O seminário desta quinta-feira contou com…
uma palestra da editora-executiva da publicação Pais & Filhos, Ciça Lessa, sobre o trabalho em redes e o campo sociopolítico dos direitos da infância e da adolescência.


Ciça Lessa

Participaram do encontro representantes de organizações, estudantes e investidores sociais interessados no tema.

A equipe do ICom presente no evento incluiu o gerente executivo Anderson Giovani da Silva, que abordou o trabalho do instituto, e a coordenadora Renata Pereira, que apresentou a metodologia, o cronograma e outras informações sobre o projeto.

Garantias e direitos

O PDI tem como objetivo a formação de gestores na área de desenvolvimento institucional e o fortalecimento do sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente de Florianópolis.

A iniciativa prevê a realização de encontros de formação, oficinas práticas e seminários temáticos, resultando entre outros benefícios na elaboração de um plano de desenvolvimento institucional para cada organização.


Mestranda Agatha Gonsalves apresentou o programa Esag Comunidade

O trabalho inclui a inserção de informações das organizações no Portal da Transparência, aprimorando a comunicação dos participantes com a sociedade.

Acadêmicos da Udesc Esag apoiarão o processo, monitorados por professores, prestando uma assessoria individualizada a cada instituição, com visitas de diagnóstico, apoio e avaliação.

Impacto social

A diretora de Extensão da Udesc Esag, professora Ivoneti Ramos, ressaltou no evento que o projeto articula as três dimensões da produção universitária – ensino, pesquisa e extensão – e destacou o impacto social da iniciativa, “na qual todos ganham”.

A mestranda Aghata Gonsalves falou sobre o programa de extensão Esag Comunidade, em nome da coordenadora, professora Carolina Andion, ausente por motivo de viagem.

O PDI conta com o apoio do Inter-American Foundation (IAF) e do CMDCA de Florianópolis, com recursos de investimento social privado das empresas Cassol Centerlar, Instituto C&A, Santinvest e Tractebel Energia.

Mais informações podem ser obtidas no ICom, pelo telefone (48) 3222-5127, com Renata Pereira ou Regina May.


Equipe do ICom com palestrante e acadêmicos
da Udesc Esag que darão apoio às organizações

Leia mais:

07/07/2014 – Udesc é parceira em projeto de desenvolvimento institucional para organizações da sociedade civil

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281

Fonte: http://www.esag.udesc.br/?idNoticia=10489 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *