No dia 24 de junho, foi realizado o evento “Comunidades e Universidades: Olhares e Ações para Nossa Cidade”, promovido pelas disciplinas do sexto termo do curso de Administração Pública e DAP. A ação contou com a co-realização do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF), Politeia, Esag Udesc, DEX – Direção de Extensão da Esag e organizações da sociedade civil que fazem parte da Rede Ecoar – Fórum de Governança EcoSocial dos Bens Comuns de Florianópolis.
O evento propiciou um debate enriquecedor sobre questões significativas para a cidade, com base nas perspectivas das comunidades, universidades e redes nos territórios. Foram também apresentados os resultados de projetos desenvolvidos ao longo do semestre pelos acadêmicos, em colaboração com as organizações das comunidades de Ratones e Bacia do Itacorubi. O encontro abordou as demandas locais, os desafios e as potencialidades dos territórios, além das ações de transformação e melhorias realizadas.

Em sintonia com os desafios e as perspectivas para Florianópolis, foi divulgado o “Diagnóstico Participativo: Olhares dos Distritos sobre a Cidade”, um estudo realizado em parceria com o Fórum Ecoar. O diagnóstico reúne uma análise detalhada das urgências, potências, demandas e prioridades de cada distrito da cidade, além de mapear as ações de extensão das instituições UDESC, UFSC e IFSC que se alinham com essas necessidades.
O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, incluindo acadêmicos, professores, membros de associações comunitárias, representantes das universidades UDESC e UFSC, além de vereadores, deputados e pré-candidatos às eleições de 2024.