Pesquisadores do Observa Floripa participam de conferência internacional sobre inovações sociais no Canadá

Entre os dias 14 e 16 de abril, a professora e coordenadora do Observa Floripa, Carolina Andion, e o doutorando e pesquisador André Manoel representaram o grupo de pesquisa na Conferência Internacional do CRISES – Centre de recherche sur les innovations sociales, realizada em Montreal, no Canadá.

O CRISES é um centro de pesquisa interdisciplinar que investiga transformações sociais, inovações solidárias e alternativas ao capitalismo contemporâneo. A edição deste ano teve como tema “Inovações sociais como espaços de resistência e transformação em tempos de crise”, promovendo debates sobre democracia e justiça social, economias solidárias, desafios ambientais e transição ecológica.

A coordenadora do Observa Floripa, Profa Carolina Andion, integrou a comissão científica do evento juntamente com pesquisadores e professores de outras nove instituições internacionais. Além disso, os pesquisadores do Observa Floripa apresentaram três trabalhos, sendo:

Durante o evento, os pesquisadores apresentaram três trabalhos:

  • Épistémologies alternatives : répondre aux urgences actuelles/ Epistemologias alternativas: respondendo às emergências atuais, de autoria de Carolina Andion e Chantale Mailhot (HEC Montreal);
  • “Social Innovation Ecosystems and Public Policies: A Study on the Field of Guaranteeing of the Rights of Children and Adolescents in Santa Catarina, Brazil”, de autoria de Carolina Andion, Maria Júlia Guedes, Danilo Melo, Julia Graeff e Jaqueline Andrade. O estudo está vinculado ao projeto de pesquisa aplicada INSPIRE – Piloto do Observatório Catarinense de Inovação Social;
  • “Construindo pontes entre comunidades e universidades: Co-construção de conhecimento e ação pública no campo das questões urbanas em Florianópolis”, de André Manoel, Maria Luíza Lauxen e Carolina Andion. A pesquisa propõe uma revisão da produção científica tradicional, valorizando saberes locais e práticas de ciência cidadã nas questões urbanas de Florianópolis. A partir de uma abordagem pragmatista e da etnografia de arenas públicas, analisa a experiência da Jornada das Questões Urbanas, realizada com o Fórum Ecoar. O processo mapeou 299 iniciativas e resultou em um diagnóstico participativo com demandas de oito distritos. O trabalho fortalece os vínculos entre universidades e comunidades, promovendo a co-construção do conhecimento e destacando os desafios e avanços da ciência engajada.

Para mais informações sobre o evento e os trabalhos apresentados, acesse: Social Innovations as Sites of Resistance and Transformation in Times of Crisis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *