Entre os dias 7 e 11 de abril, teve início a primeira semana de realização do UniCom – Comunidades e Universidades, uma ação do Núcleo Extensionista Rondon (NER/UDESC) que visa proporcionar uma experiência imersiva de extensão universitária em 10 distritos de Florianópolis.
O UniCom surge a partir da articulação de dois movimentos da sociedade civil voltados à aproximação entre comunidades e universidades na cidade: o primeiro, impulsionado pelo Fórum Ecoar, resultou na construção do Diagnóstico Participativo de Florianópolis, em parceria com o Observatório de Inovação Social de Florianópolis, em 2024; o segundo, pelo movimento do Comitê Popular Comunitário do Maciço Morro da Cruz.
Ao longo de 2025, o UniCom buscará conectar demandas comunitárias dos distritos florianopolitanos a ações, programas e projetos desenvolvidos pelas instituições de ensino superior UFSC, UDESC e IFSC, de todos os campi do estado. O objetivo é promover a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na universidade e fomentar a troca de saberes entre academia e comunidade.
A ação está prevista para acontecer ao longo de alguns meses, com dois momentos presenciais. O primeiro ocorreu em abril, com atividades na UDESC Esag e também em formato virtual, estabelecendo o primeiro contato entre comunidades e professores extensionistas. A segunda etapa, prevista para junho de 2025, será marcada pela implementação presencial das ações planejadas.
O Observa Floripa participou da primeira semana do evento como parceiro na execução, com a presença da professora Carolina Andion na mesa de abertura e a participação ativa da mestranda Maria Luíza Lauxen nos demais diálogos. Cerca de 110 pessoas participaram do evento, tanto presencialmente quanto online.

Para continuar acompanhando as atividades desenvolvidas no ambito do UNICOM em 2025, acesse:https://www.instagram.com/nucleoext.udesc?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==