Reflexões sobre Planejamento Urbano e Inovação Social: Participação do Observa Floripa na XXIX Semana IPPUR e no 1º SIAPIS

Entre os dias 7 e 11 de outubro, ocorreu a XXIX Semana IPPUR, promovida pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). O evento foi realizado na Cidade Universitária, no edifício Jorge Moreira Machado, no Rio de Janeiro. Nesta edição, o encontro teve como tema central “Planejamento Urbano e Regional e a Gestão Pública em tempos de Capitalismo de Desastres”, promovendo uma reflexão sobre os desafios impostos ao planejamento urbano e à gestão pública diante de um contexto de crises ambientais e sociais.

O conceito de “capitalismo de desastres”, abordado na programação, discute a crescente recorrência de crimes e desastres ambientais, resultantes de um modelo de desenvolvimento econômico financeirizado, extrativista e predatório. Nesse cenário, avanços tecnológicos são utilizados para intensificar a exploração de recursos naturais, o que levanta importantes questões sobre sustentabilidade e justiça social.

O Observa Floripa esteve representado no evento pela Profa. Carolina Andion, que participou da “Sessão Especial Gestão Pública 2” ao lado dos pesquisadores Danilo Melo (LISS- CESFI/UDESC), Anderson Espírito Santo (Obisfron-NEISF/UFMS), Inessa Salomão (Rio de Impacto- CEFET RJ) e Gustavo Costa (OBISP – IPPUR/UFRJ). Durante a sessão, foram debatidos temas relacionados à gestão pública e à inovação social no contexto do planejamento urbano e regional.

1º Simpósio Ação Pública e Inovações Sociais de Petrópolis

No dia 11 de outubro, dentro da mesma semana, foi realizado na UNIFASE o 1º Simpósio Ação Pública e Inovações Sociais de Petrópolis (1º SIAPIS). O evento marcou o encerramento do primeiro ciclo do projeto de pesquisa “Cartografia do Ecossistema de Inovações Sociais de Petrópolis” e o lançamento do Observatório de Inovação Social de Petrópolis-RJ (OBISP). O projeto é coordenado pelo professor Gustavo Costa (IPPUR/UFRJ), em parceria com o Instituto Philippe Guédon de Gestão Participativa (IPG), de Petrópolis.

A Profa. Carolina Andion participou ativamente do simpósio, contribuindo na Conferência Inaugural “A Contribuição dos Observatórios de Inovação Social para o Desenvolvimento Local” e na mesa “Observatório de Inovação Social e Desenvolvimento Democrático”. O debate contou com a presença dos pesquisadores Danilo Melo, Anderson Espírito Santo, Inessa Salomão e Gustavo Costa, aprofundando a discussão sobre o papel dos observatórios na produção de conhecimento e no fortalecimento de iniciativas de inovação social.

Em suas considerações, a coordenadora do Observa Floripa destacou que “esse encontro é um marco para constituir uma rede de colaboração em torno dos Observatórios de Inovações Sociais no Brasil que estamos construindo coletivamente e que visa compartilhar enfoques analíticos, metodologias e instrumentos que recolhem os ecossistemas de inovação social nas cidades e regiões brasileiras”.

Os eventos reforçaram a relevância da articulação entre pesquisadores, instituições e redes sociais para aprofundar a compreensão sobre os desafios da gestão pública e da inovação social em um contexto de transformações econômicas e ambientais. O Observa Floripa segue comprometido com a construção coletiva de soluções inovadoras para o desenvolvimento local e regional.

Para saber mais sobre o Projeto Ecossistema de Inovações Sociais de Petrópolis, acesse: https://observapetropolis.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *