Entre os dias 16 e 19 de julho, a Profa. Carolina Andion e a pesquisadora Maria Júlia Guedes participaram da XVI Conferência Internacional da Sociedade Internacional para a Pesquisa do Terceiro Setor (16th ISTR), realizada em Antuérpia, na Bélgica. O evento reuniu pesquisadores de diversas partes do mundo para debater questões fundamentais relacionadas ao terceiro setor, inovação social e políticas públicas.

Durante a conferência, as pesquisadoras apresentaram dois trabalhos:
“Framework and Experience in the Implementation of an Observatory Linking Social Innovation and Public Policies”, de autoria de Carolina Andion, Maria Júlia Guedes, Julia Graeff, Danilo Melo e Jaqueline Andrade. O estudo discute a criação e implementação do Observatório INSPIRE, que tem como objetivo conectar inovação social e políticas públicas para a promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens em Florianópolis e outras cidades de Santa Catarina. A pesquisa envolve um estudo comparativo em seis municípios, utilizando metodologias que mapeiam arenas públicas e seus indicadores para integrar inovação social e políticas públicas.
“Lessons and Challenges in Implementing a Social Innovation Policy”, de autoria de Carolina Andion, Maria Júlia Guedes, Julia Graeff, André Augusto Manoel e Guilherme Murara. Esse trabalho apresenta a experiência do Programa de Inovação Social de Santa Catarina – INSPIRE, que busca articular ensino, pesquisa e transferência de tecnologia em parceria com o governo e a rede de centros de inovação do estado. O estudo visa fortalecer a integração comunitária dos centros de inovação e fomentar ações colaborativas de inovação social, gerando conhecimento sobre a interação entre inovação social e políticas públicas.
Além das apresentações na conferência, a participação no evento permitiu interação e troca de experiências com pesquisadores de diversas instituições. Foram realizadas reuniões e debates com pesquisadores do Metrolab Bruxelas, na Université Libre de Bruxelles, incluindo discussões com Mathieu Berger. Também houve a participação em uma reunião sobre Transdisciplinaridade nos Estudos para Sustentabilidade nas Cidades com pesquisadores da Université Catholique de Louvain (UCL), representada pela Profa. Carolina Andion.
Essas iniciativas reforçam a importância da colaboração entre universidades, governo e centros de inovação para fortalecer ações de inovação social e contribuir para a promoção de direitos e uma cidade mais justa e sustentável. A presença do Observa Floripa no evento reafirma seu compromisso com o desenvolvimento e a disseminação de conhecimentos sobre inovação social e sua interface com as políticas públicas.