Apresentação do Piloto do Observatório INSPIRE em Chapecó: Simpósio Internacional do Observatório Pollen

No dia 12 de setembro, marcamos presença no “Simpósio Internacional Observatório Pollen: Informação como Catalisador do Ecossistema de Inovação”. Realizado pela Unochapecó em parceria com a Universidad del Norte, o evento reuniu pesquisadores, gestores públicos, empresários e representantes da sociedade civil para discutir o papel fundamental da informação na construção de um futuro mais inovador e sustentável.
Durante o evento, a Prof. Carolina Andion, acompanhada pelo Prof. Danilo Melo, e as pesquisadoras Jaqueline Andrade, Júlia Graeff e Maria Júlia Guedes, apresentou o Observatório Inspire, uma ferramenta estratégica desenvolvida pelos pesquisadores do Obisf para impulsionar a inovação social em Santa Catarina. Um momento oportuno para uma aproximação com os atores locais de Chapecó. Apresentamos a pesquisa através da plataforma, destacando os estudos comparados e os indicadores principais.

O piloto do Observatório Inspire está voltado para à promoção dos direitos das crianças, adolescentes e jovens e inicia com a cartografia e o levantamento de indicadores dessas políticas públicas em seis municípios de todas as mesorregiões do estado: Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages, Criciúma e Chapecó.

Este é o 5o evento realizado em um dos seis municípios pesquisados afim de co-construir o piloto do Observatório Inspire com os atores de cada território. Em maio reunimos mais de 150 atores nos municípios de Balneário Camboriú e Itajaí. Em Junho estivemos presentes na Orion Week em Lages com mais de 20 atores do ecossistema de inovação social e sediamos a apresentação e co-construção do Observatório Inspire no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, Novale Hub, com a presença de mais de 50 atores. Já em agosto, promovemos grupo focal para discutir e aprimorar o Observatório juntamente com 10 especialistas que atuam na arena pública de direitos das crianças, adolescentes e jovens, bem como a apresentação do mesmo no Centro de Inovação de Criciuma – CRIO, em Criciúma, contando com 44 participantes.

O diálogo com atores do ecossistema de inovação social e da arena pública de direitos das crianças, adolescentes e jovens de Chapecó terá continuidade no mês de outubro, afim de apresentar e co-construir a plataforma do Observatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *