Cíntia Moura Mendonça defende sua dissertação de mestrado sobre o Fórum de Políticas Públicas de Florianópolis

Na última sexta-feira, 20 de setembro, às 14h, no Plenarinho da UDESC, ocorreu a defesa de dissertação do mestrado acadêmico de Cíntia Mendonça, com o tema: “(Re)pensando a participação e o seu papel na democracia à luz do pragmatismo: um estudo junto ao Fórum
de Políticas Públicas de Florianópolis (FPPF)”.

O objetivo geral da dissertação foi analisar se as ações do FPPF têm promovido aprendizagem e incidência junto às políticas públicas ao longo de sua trajetória e na atualidade. Para isso, foi resgatada a trajetória do Fórum desde sua fundação e reconstituída a rede de organizações que o compõe.

O trabalho, que contou com a orientação da professora Drª Carolina Andion, analisou a atuação do FPPF junto às Políticas Públicas do município, buscando compreender seu papel de fortalecimento democrático na cidade.

“A pesquisa evidencia que a democracia participativa dá trabalho, e trouxe muita satisfação e aprendizagem durante a sua realização. Por meio dela, foi possível constatar que o FPPFcumpre um importante papel no processo de participação, oportunizando aprendizado e incidência política no município”, menciona a mestranda Cíntia Mendonça.

A banca da defesa foi composta pelas professoras Drª Paula Shommer (membro interno), Drª Suylan Midlej, da Universidade de Brasília (UnB), membro externo, e a Drª CarolinaAndion, orientadora do trabalho.

Para o doutorando Hudson Oliveira, a defesa foi bastante interessante. “Além de o trabalho ser atual, consistente e significativo, este momento de defesa representa a conclusão de um ciclo importante do processo de formação enquanto pós-graduando”, comenta Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *