2º Diálogo Ampliado: Direito Deles, Responsabilidade de Todos (LAFI)

Na última sexta-feira, 18/05, o Observatório de Inovação Social de Florianópolis – projeto ligado ao grupo de pesquisa Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp), e o ICOM – Instituto Comunitário da Grande Florianópolis realizaram o “Diálogo Ampliado”, encontro que busca meios de enfrentar desafios para garantir direitos de crianças e adolescentes.

O Diálogo Ampliado reuniu organizações públicas, da sociedade civil, órgãos municipais de Florianópolis, além de pesquisadores e estudantes para propor ações que visam garantir o direito das crianças e adolescentes na cidade. As ideias levantadas durante o encontro serão agora trabalhadas em oficinas para a elaboração de projetos específicos a cargo de cada um dos participantes.

O 2º Diálogo Ampliado integra uma série de diálogos abertos, iniciados em março de 2018, ligados ao LAFI – Laboratório de Fortalecimento Institucional que serão espaços para trocar ideias, co-construir conhecimento e pensar ações conjuntas para promoção dos direitos das crianças e adolescentes de Florianópolis.

As discussões partiram do relatório Sinais Vitais Criança e Adolescente 2016, publicado pelo Icom. “Os desafios a serem enfrentados foram discutidos não só com base nesse relatório, mas também atualizando o Sinais Vitais, que é de 2016, e portanto agora os desafios já são outros”, explica a professora Carolina Andion, da Udesc Esag uma das coordenadoras do Observatório de Inovação Social.
Ações
O 2º Diálogo Ampliado reuniu representantes das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, da Câmara de Vereadores, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Educação, além de 16 organizações da sociedade civil de Florianópolis. Parte dessas entidades participará em junho de encontros de imersão para elaborar projetos de ações concretas para enfrentar os desafios discutidos. 
Esse trabalho será feito em oficinas do projeto Laboratório de Fortalecimento Institucional (Lafi), coordenado pelo Icom e que funciona de forma complementar ao Diálogo Ampliado. O Lafi prevê a realização de oficinas de capacitação com organizações da sociedade civil voltadas ao tema. “O Lafi e os Diálogos Ampliados serão espaços para trocar ideias, co-construir conhecimento e pensar ações conjuntas para promoção dos direitos das crianças e adolescentes”, explica a professora Carolina Andion, O próximo Diálogo Ampliado está previsto para o fim de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *